Saúde Única: desafios globais e ações integradas são debatidos em webinário do CFMV
28/11/2024 – Atualizado em 28/11/2024 – 3:28pm
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Única, celebrado em 3 de novembro, foi realizado nesta quinta-feira (28), de forma virtual, o I Webinário em Saúde Única, promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O evento, transmitido pelo canal oficial do CFMV no YouTube, reuniu especialistas nacionais e internacionais, consolidando um espaço de diálogo sobre a importância da integração entre saúde humana, animal e ambiental.
Durante a abertura, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou a relevância do tema.
“A Saúde Única é um tema que transcende fronteiras e disciplinas. Ela nos lembra que os desafios globais de hoje — como pandemias, mudanças climáticas e segurança alimentar — só podem ser enfrentados de maneira efetiva por meio de uma abordagem integrada. E é exatamente isso que este webinário busca proporcionar: um espaço para reflexão, diálogo e construção coletiva de soluções”, ressaltou.
EM DEBATE – O evento contou com palestras e discussões que abordaram aspectos técnicos e estratégicos da Saúde Única. A pesquisadora da Universidade de Washington, Christina Pettan-Brewer, apresentou um panorama sobre os desafios globais do conceito. Ela ressaltou que há barreiras políticas e falta de coordenação entre os setores de saúde pública, animal e ambiental em todo o mundo. “Além de diferenças de prioridades entre governos e organizações internacionais, temos questões econômicas com recursos limitados para implementar políticas globais de saúde integrada. Há, ainda, a falta de dados integrados, o que evidencia a necessidade de melhores sistemas de coleta e compartilhamento de informações entre as áreas de saúde humana, animal e ambiental. Vamos construir pontes e não paredes”, finalizou.
Outro destaque foi a apresentação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais, David Soeiro Barbosa, sobre a Carta de São Paulo ao compromisso no fortalecimento de Uma Só Saúde. O documento, segundo ele, reforça a importância da integração entre saúde humana, animal e ambiental para prevenir crises sanitárias globais. “A Carta destaca ações como o fortalecimento de políticas públicas, a educação intersetorial e o aprimoramento da vigilância de doenças. A iniciativa busca promover a colaboração entre diversas áreas profissionais e sensibilizar a sociedade para os desafios da saúde global, como zoonoses, resistência antimicrobiana e mudanças climáticas”, explicou.
Integrante do Comitê Interinstitucional Uma Só Saúde, do Governo Federal, o médico-veterinário Francisco Edilson Jr. abordou o funcionamento do grupo, destacando a articulação internacional como uma estratégia fundamental para compartilhar informações e alinhar ações. “A sinergia de olhares permitirá colher importantes frutos no futuro, garantindo avanços significativos na promoção da saúde em todas as esferas”, disse Francisco Edilson Jr., que integra, ainda a Comissão Nacional de Saúde Única (CNSU) do CFMV.
Ao final do webinário, uma mesa-redonda permitiu um debate amplo sobre os desafios e perspectivas da Saúde Única, consolidando os principais pontos discutidos ao longo do evento. O presidente da CNSU/CFMV, Wirton Peixoto, reforçou o papel central dos animais na saúde global. “Mais da metade das doenças humanas vem dos animais. Nós não temos os animais como vilões. Pelo contrário! Nós temos que tratá-los bem, com qualidade de vida, para que eles tenham um equilíbrio interno e não existam doenças”.
Assista agora à íntegra do webinário.