Vagas

07/06/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:26am

O Ministério da Educação (MEC) lançou no dia 31 de maio de 2010, a nova edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. A relação inclui dez novos cursos, divididos nos eixos tecnológico-militar (com seis cursos), segurança (com três) e apoio educacional (um curso). O catálogo orienta instituições e estudantes quanto ao conteúdo e infraestrutura de cada disciplina. Confira aqui o catálogo completo (712 Kb – arquivo PDF)

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Brasil precisa atingir a meta de dez milhões de universitários na próxima década. De acordo com a medição mais recente feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), há 5.080.056 matrículas na graduação presencial, 412.027 em cursos de tecnologia e 727.961 na educação a distância. Existem hoje 24.719 cursos presenciais, 4.355 deles de tecnologia, e 647 da educação a distância.

O ministro também lembrou do Projeto de Lei que tramita no Congresso para a regulamentação da profissão de tecnólogo – PL-2245/2007 -, o que deve, segundo Haddad, aumentar a procura dos jovens por cursos de tecnologia, além de dar sustentação ao profissional no mercado de trabalho.

O lançamento do catálogo foi feito na abertura do seminário internacional de Cursos Superiores de Tecnologia: Educação e o Mundo do Trabalho, que terminou no 1º de junho. Representantes de países como Uruguai, Argentina, Canadá, França e Chile participaram do evento. Além da troca de informações entre as diferentes nacionalidades envolvidas, o evento buscou ampliar a divulgação dos cursos tecnológicos com as experiências internacionais na área.

Outras informações podem ser encontradas na página do Ministério da Educação.