Vacinação contra aftosa
31/03/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:27am
As Campanhas de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizadas em 2009, alcançaram mais de 97% do rebanho, o que representa 335,8 milhões de bovinos e búfalos imunizados. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e referem-se a 25 estados e o Distrito Federal. Santa Catarina é a única unidade da federação reconhecida como livre de febre aftosa sem vacinação. “O resultado mostra os esforços realizados nos estados para alcançarmos a meta de País livre de febre aftosa com vacinação“, ressalta o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.
Em cobertura vacinal, destaque para o estado de Mato Grosso que, na etapa de fevereiro de 2009, imunizou 100% dos animais abaixo de 12 meses, na fronteira com a Bolívia. Em segundo lugar aparece Mato Grosso do Sul, que vacinou 99,98% do rebanho na Zona de Alta Vigilância (ZAV), nos meses de outubro e novembro.
Os produtores sul-mato-grossenses também alcançaram o terceiro lugar na campanha, promovida de abril a maio de 2009, com a vacinação de 99,96% dos animais. Segundo Kroetz, a apresentação de índice superior a 90% em cada etapa das campanhas é um dos requisitos para o avanço no status contra a febre aftosa. “A situação dos estados vizinhos, controle de trânsito de animais, estrutura dos serviços veterinários, recursos humanos, atualização das propriedades cadastradas e do inventário animal também são avaliados para definir a progressão”, informa.
Campanha 2010 – A partir do dia 1º de abril, os produtores rurais devem imunizar o rebanho dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima. A expectativa é que 5,6 milhões de animais sejam vacinados. Já em Mato Grosso do Sul, apenas os animais da Zona de Alta Vigilância deverão receber a dose até 15 de maio. Em Rondônia, a campanha vai de 15 de abril a 15 de maio para os animais abaixo de 24 meses.