Última reunião da atual gestão do Conselho da WVA tem participação dos conselheiros eleitos para a nova gestão
02/04/2020 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:29pm
Mesmo neste momento de pandemia, a Associação Mundial de Veterinária (WVA, na sigla em inglês), que reúne membros do mundo todo, continua ativa. No momento, a entidade se prepara para a passagem de bastão dos atuais dirigentes para os membros da nova gestão, que atuará de 2020 a 2022. A reunião, que deveria ter ocorrido de forma presencial, na Nova Zelândia, foi antecipada e realizada em formato de videoconferência.
Como representante do Brasil, o médico-veterinário Cícero Pitombo, conselheiro efetivo do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), recém-eleito Conselheiro para a América Latina da WVA, acompanhou a videoconferência, garantindo a participação da Medicina Veterinária brasileira nas discussões, ao lado de representantes dos cinco continentes.
Durante a reunião, foram debatidas parcerias internacionais voltadas ao bem-estar animal, doenças zoonóticas, administração farmacêutica e educação na Medicina Veterinária. Com ênfase na Saúde Única, debateu-se ainda uma declaração de posição sobre mudanças climáticas, em parceria com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), além de preocupações, recomendações e ações sobre a covid-19 e seus possíveis impactos na vida animal e humana, entre outros assuntos.
Assessoria de Comunicação do CFMV