Última Plenária de 2024 do CFMV discute importantes pautas em Brasília

20/12/2024 – Atualizado em 20/12/2024 – 11:10pm

Entre os dias 17 e 18 de dezembro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realizou a última Sessão Plenária Ordinária (SPO) de 2024, em Brasília-DF. Durante a sessão foram discutidos assuntos administrativos, financeiros e de relevância para a Medicina Veterinária e a Zootecnia.

A presidente do CFMV Ana Elisa Almeida, deu as boas-vindas a todos e falou sobre os desafios. “Me sinto imensamente grata por mais um ano de trabalho conjunto com nossa equipe e conselheiros dedicados em prol das profissões e do Sistema CFMV/CRMVs. Este ano foi marcado por muitos debates e desafios, e também por grandes conquistas. Tenho certeza de que juntos, vamos construir um futuro mais forte para a Medicina Veterinária e para a Zootecnia do Brasil”, destacou Ana Elisa Almeida.

Em seguida, a presidente iniciou os trabalhos aprovando junto ao plenário o calendário de atividades do CFMV para o ano de 2025, garantindo a continuidade do planejamento estratégico da autarquia.

Outro ponto, foi o referendo da Resolução 1625/2024, que altera ad referendum, o artigo 3º da Resolução 1.616/2024. A normativa ajusta os valores das anuidades para pessoas físicas e jurídicas, além de taxas e emolumentos do Sistema CFMV/CRMVs para o exercício de 2025.

Também foi aprovada a habilitação da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal – ABMVL para concessão de título de especialista em Medicina Veterinária Legal, nos termos da Resolução CFMV n° 1572/2023.

Financeiro

O tesoureiro do CFMV, Marcos Vinicius Neves apresentou a Diretoria Executiva e aos conselheiros o boletim financeiro da autarquia e a proposta e previsão orçamentária para 2025.

Encerramento

A última Sessão Plenária reforça o compromisso do CFMV com a valorização das profissões e com o debate e a aprovação de propostas que abrangem desde a gestão administrativa e financeira até questões éticas e regulamentadoras.

O CFMV finaliza o ano de 2024 com um conjunto de ações que fortalecem ainda mais o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Brasil.

Participação

Participaram da 389ª SPO a Diretoria Executiva: a presidente, Ana Elisa Almeida; o vice-presidente, Romulo Spinelli; o secretário-geral, José Maria dos Santos Filho; e o tesoureiro, Marcos Vinicius Neves. Os conselheiros efetivos Francisca Neide Costa, Francisco Edson Gomes, Mitika Kuribayashi Hagiwara, Raimundo Alves Barrêto Júnior, Roberto Renato Pinheiro da Silva e Rodrigo Afonso Leitão. Entre os conselheiros suplentes compareceram Adriano Fernandes Ferreira, Evelynne Hildegard Marques de Melo, Estevão Márcio Cavalcante Leandro, João Vieira de Almeida Neto, Lilian Müller e Virginia Teixeira do Carmo Emerich.