UFRGS adere ao Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem do CFMV

29/01/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a mais nova Instituição de Ensino Superior (IES) a aderir ao Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A assinatura do termo de cooperação técnica foi divulgada nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU). Desde o seu início, em 2013, 19 IES já aderiram ao Projeto.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver competências humanísticas nos futuros profissionais de Medicina Veterinária, que inclui habilidades como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina Veterinária estabelecidas pelo Ministério da Educação, enfatizam que tais habilidades devem fazer parte dos objetivos de aprendizagem.

Segundo a coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina Veterinária da UFRGS, Saionara Araújo, das 60 disciplinas do curso, 32 irão implementar, em um primeiro momento, a metodologia do Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem. “Estamos fazendo uma reforma de currículo e já estávamos mobilizados com o tema, então o Projeto veio em um momento oportuno”, explica.

Para Saioanara, as competências humanísticas irão complementar a formação técnica dos estudantes da UFRGS. “Temos responsabilidade de formar esses cidadãos em uma nova perspectiva de mercado para os próximos dez, quinze anos. Fazer a implementação dessas competências e ver como serão trabalhadas junto com a formação técnica será de suma importância”, acredita a coordenadora.

O próximo passo será a realização de uma visita técnica com a IES, realizada por um representante do CFMV, para orientar reitores, coordenadores de curso, docentes e estudantes sobre o Projeto.

Em seguida, o coordenador do curso deverá definir a equipe gestora que ficará responsável pelo Projeto e realizará reuniões para elaborar o Plano de Trabalho.

O projeto tem duração de um ano e o CFMV faz acompanhamento mensal durante esse período, para sanar possíveis dúvidas.

Histórico do projeto

Desde a década de 90, quando foram realizadas as primeiras edições do Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, principal evento para discutir o ensino da profissão no Brasil, o CFMV, por meio de sua Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), tem trabalhado novas formas de promover melhorias na formação profissional da categoria.

Por meio de reflexões sobre os valores da educação no Brasil, as práticas humanísticas na formação de cada profissional foram vistas como uma necessidade para a formação profissional e para a sociedade.

Ao longo dos anos, o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem foi discutido não só no Seminário de Educação, mas também em palestras, debates e mesas redondas sobre o tema. Foi implementado pelo CFMV no segundo semestre de 2013.

Assessoria de Comunicação do CFMV