UFG e Unesp de Jaboticabal aderem ao Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem do CFMV

07/03/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

Outras duas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil passam a fazer parte do Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) Campus de Jaboticabal, no estado de São Paulo, assinaram termos de cooperação técnica com o CFMV, divulgados na quinta-feira (3/3), no Diário Oficial da União.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver competências humanísticas nos futuros profissionais de Medicina Veterinária, que incluem habilidades como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina Veterinária estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) enfatizam que tais habilidades devem fazer parte dos objetivos de aprendizagem.

Segundo a coordenadora acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UFG, Rosângela de Oliveira, o interesse pelo projeto surgiu durante o XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, em novembro de 2015, promovido pelo CFMV.

“Tínhamos um anseio de renovação pedagógica que atendesse as expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, que vão mudando”, explica.

Segundo ela, muitas vezes o ensino se concentra na formação técnica e esquece da formação do estudante como cidadão. “As competências humanísticas, sendo identificadas e trabalhadas, farão com que esse profissional saia mais preparado para enfrentar desafios e atender demandas da população do que apenas com o ensino formal”, diz a coordenadora da UFG.

Próximos passos

Após a parceria ser firmada, o próximo passo será a realização de uma visita técnica, realizada por um representante do CFMV, para orientar reitores, coordenadores de curso, docentes e estudantes sobre o Projeto.

Em seguida, o coordenador do curso deverá definir a equipe gestora que ficará responsável pelo Projeto e realizará reuniões para elaborar o Plano de Trabalho.

O projeto tem duração de um ano e o CFMV faz acompanhamento mensal durante esse período, para sanar possíveis dúvidas.

Assessoria de Comunicação do CFMV