Teste de tuberculose bovina criado em MS desperta interesse nos EUA

10/03/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:57am

Um teste sorológico desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, despertou o interesse de um laboratório dos Estados Unidos, que estuda produzir e comercializar o produto no país e também no Brasil, Chile, México e Uganda.

Segundo a Embrapa Gado de Corte, o método detecta a presença de anticorpos contra o bacilo da tuberculose nos animais, aumentando a cobertura diagnóstica quando usado em conjunto com um teste intradérmico, este o único teste oficial para a detectar a doença no Brasil.

Conforme a instituição, um diretor do laboratório norte-americano e representantes da empresa que pretende fazer a distribuição do produto no Brasil visitaram a Embrapa Gado de Corte na semana passada para acertar detalhes do contrato para a produção do kit "Elisa" para o diagnóstico da doença.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, responsável pelo estudo, Flábio Araújo, esse tipo de cooperação é uma forma de divulgar as tecnologias da Embrapa em outros países e também no Brasil.

"O uso de testes sorológicos, como o "Elisa", juntamente a testes de tuberculinização, pode resolver alguns problemas relacionados ao diagnóstico da tuberculose bovina, como os resultados inconclusivos e a ausência de detecção de animais em estágios avançados da infecção", conclui Araújo.