Terapia

16/11/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:04am

A presença dos animais nas visitas motiva as idosas a apresentarem estímulos comportamentais, físicos e psíquicos. A iniciativa é a primeira ação da TAC fora de São Paulo, onde a entidade está sediada. Tem como investidor social a MSD saúde animal e segue o mesmo modelo do trabalho realizado no Recanto das Vovós, instituição para idosas em São Paulo.

Equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, veterinários, Zootecnistas, psicólogos, pedagogos e condutores de cães coordena as visitas.

Na Casa de Nazaré, a equipe é formada pela psicóloga Ingrid Coelho, o fisioterapeuta Allan Fechine e a condutora dos cães, Narriman Borges.

O diretor da TAC, Vinícius Ribeiro, também fisioterapeuta, avalia que a atividade está tendo resultado muito positivo e prova a eficiência da terapia assistida por cães. Em São Paulo, a TAC realiza trabalho similar com crianças autistas; crianças portadoras de doenças mentais junto ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); com dependentes químicos na cidade de Cruzeiro, interior paulista; e com crianças portadoras de câncer da AC Camargo, também naquele Estado.

No trabalho com os idosos, a participação dos cães garante um diferencial. A Zootecnista da TAC, Sara Favinha, diz que o cão favorece diferentes exercícios de fisioterapia feitos pelos idosos, nos movimentos de pernas, braços, tronco e abdome. "Com a idade, os idosos tendem a ficar mais parados. Nas sessões com os cães, eles se movimentam mais, além de que há um resgate da vontade de viver, de se cuidar, devido à ligação emocional com o cão", destaca.

Autoestima

A coordenadora do time de iniciativas socioambientais da MSD saúde animal, Sandra Alves, explica que os psicólogos e fisioterapeutas consideram o tratamento ideal para levar alegria e descontração aos pacientes, pois a terapia tem impacto direto na autoestima, humor e disposição do idoso.

A MSD saúde animal, que tem uma de suas fábricas em Fortaleza, é a unidade de negócios global de saúde animal da Merk. Oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos uma variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde.

A empresa prioriza a melhoria da saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais, investindo recursos em pesquisa, com uma rede de suprimentos global e moderna. Está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.

A Terapias Assistidas por Cães (TAC) é uma associação sem fins lucrativos, que presta serviços na gestão e execução de projetos sociais nas áreas da saúde humana, educação e amparo a crianças e adolescentes carentes, ações de prevenção, habilitação e integração à vida comunitária de pessoas portadoras de deficiência. Utiliza como base de seus programas a interação entre o ser humano e o animal, no caso o cão.

Segundo Vinícius, é essencial o trabalho ser feito por uma equipe multidisciplinar. A partir de 2012, a TAC pretende oferecer curso regular em terapia com animais.