Semana de Combate ao Aedes alerta a população para o enfrentamento do mosquito
27/11/2018 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:34am
Buscando intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, o Ministério da Saúde (MS) iniciou, no dia 25 de novembro, a Semana Nacional de Combate ao Aedes nos estados e municípios brasileiros.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta sobre a campanha e para a necessidade de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.
Segundo dados do MS, no total, 210 mil unidades públicas e privadas de todo o país estão sendo mobilizadas, sendo 146 mil escolas da rede básica, 11 mil Centros de Assistência Social e 53 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A semana será finalizada com o dia D (30/11) de combate ao Aedes, com a realização de mutirões de limpeza em todos os espaços, incluindo os órgãos públicos.
O médico-veterinário é cada vez mais atuante na saúde pública e na prevenção e controle do Aedes aegypti, já que trabalha de forma integrada, em conjunto com outras áreas da Saúde.
Presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CFMV, Nélio Batista de Morais, alerta médicos-veterinários para combate, prevenção e controle do Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Confira o vídeo:
Assessoria de Comunicação do CFVM com informações do Ministério da Saúde