Sem solução
19/07/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am
Governo deve anunciar nesta quinta (19) novas medidas em Brasília.Anúncio do governo na semana passada não resolveu o problema.
Governo deve anunciar nesta quinta (19) novas medidas em Brasília.Anúncio do governo na semana passada não resolveu o problema.
O criador Milton Diel cria porcos em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Na granja dele há 2.200 Suínos, o dobro da capacidade. Na última semana, o criador conseguiu vender apenas um animal.
Atualmente, os criadores do estado registram prejuízo de R$ 100 por animal terminado, resultado do preço baixo recebido pela carne e do alto custo de produção.
Para ajudar o setor, o Ministério da Agricultura anunciou na semana passada uma única medida para os criadores: a prorrogação das dívidas, o que não deve resolver o problema, na opinião dos criadores.
Milton, por exemplo, tem chiqueirões cada vez mais lotados e os prejuízos aumentam todos os dias. "Eu não quero que as minhas dívidas sejam perdoadas ou prolongadas, eu quero preço justo e quero pagar minhas dívidas com o meu suor", desabafa.
O criador de Suínos, Ilânio Johner, de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, diz que o setor precisa de outras medidas para sair da crise. "Prorrogação de dívidas é uma coisa que já foi feita em outras três ou quatro oportunidades e até hoje não resolveu o problema. Queremos medidas diferenciadas para o setor".
A reunião do governo com representantes dos suinocultores está marcada para às 10 horas da manhã desta quinta-feira (19).