Segurança dos Alimentos. O que o médico-veterinário tem a ver com isso?
07/06/2023 – Atualizado em 14/06/2023 – 10:45am
O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado todo dia 7 de junho. A data criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) tem este ano como principal objetivo chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.
Em reconhecimento à contribuição dos médicos-veterinários á cadeia produtiva de alimentos de origem animal, garantindo a saúde única (humana, animal e ambiental), o CFMV publica este vídeo. Aumenta o com e curte ai! Assista até o final e inspire-se!
Grande parte dos alimentos é ou possui ingredientes de origem animal. É o médico-veterinário que garante que os alimentos de origem animal não sejam transmissores ou causadores de doenças ao ser humano.
Ele está presente desde o campo, cuidando da saúde dos animais, para que o resultado sejam produtos seguros, até as gôndolas do supermercado e outros estabelecimentos.
Na indústria de alimentos, o médico-veterinário está presente na garantia da qualidade e nos serviços de inspeção de produtos de origem animal. Por trás do selo do serviço de inspeção oficial, há um veterinário que atesta e assegura que o produto foi produzido dentro de padrões internacionais de higiene e segurança.
No açougue, no mercado e no restaurante também é recomendável a presença de um médico-veterinário.
Lembre-se que sempre há um médico-veterinário zelando pela sua saúde, do campo à mesa!
Contribuição: Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar (Contha/CFMV)