Saúde Única é destaque na abertura da I Conferência de Saúde Pública da Bahia
06/10/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am
A presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV), Sthenia Amora, falou sobre o conceito, histórico e papel do médico veterinário na Saúde Única durante a I Conferência de Saúde Pública do Estado da Bahia.
O evento reuniu cerca de 240 pessoas, entre estudantes e profissionais de Medicina Veterinária e demais áreas da saúde, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Salvador (BA).
Durante a palestra “Um mundo, uma saúde”, que abriu a Conferência, Sthenia Amora abordou as ações do Conselho Federal de Medicina Veterinária para fortalecer a Saúde Única.
Pensando na atuação indispensável do médico veterinário na saúde humana, animal e ambiental, o CFMV adotou a Saúde Única como mote da campanha do Dia do Médico Veterinário de 2015, comemorado em 9 de setembro, para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do médico veterinário
“No momento a saúde pública está focada na saúde do homem, mas precisa incluir também a preocupação com a saúde dos animais”, declarou a presidente da CNSPV/CFMV.
A médica veterinária explicou que fatores como a excessiva urbanização, transformações ambientais, globalização do comércio de produtos de origem animal e desastres ambientais são desafios para o controle de vetores. E ressaltou que as saúdes humana, animal e ambiental estão interligadas.
“Considerando que a atenção à saúde faz parte das competências e habilidades da formação do médico veterinário, é fundamental que os estudantes conheçam e reconheçam o nosso papel nessa área, dando mais importância para as disciplinas, pesquisas e extensão que envolvam as áreas de saúde”, afirma Sthenia Amora.
Saiba mais em: www.saudeunica.cfmv.gov.br
Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do CRMV-BA