Saúde Única
11/12/2020 – Atualizado em 05/01/2021 – 4:57pm
Balanço triênio 2017-2020 > Inovação
Essa gestão atuou com determinação pela promoção do conceito de saúde única, evidenciando o médico-veterinário como o profissional que zela pelo bem-estar dos animais, dos seres humanos, e do meio ambiente.
Durante o 5º Congresso Internacional de Saúde Única, realizado no Canadá, em junho de 2018, o secretário-geral Helio Blume representou o CFMV no evento para debater a importância da Medicina Veterinária para o conceito de saúde única diante das ameaças de doenças emergentes e reemergentes, bem como os desafios que o mundo enfrenta ao lidar com a resistência antimicrobiana.
Em 2019, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e registrar o comprometimento da Medicina Veterinária com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental, o CFMV lançou a cartilha sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Animal Simplificado (PRGSSA). A publicação veio para orientar os médicos-veterinários, como profissionais de saúde única, sobre a legislação ambiental relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e as boas práticas de manejo de resíduos nos estabelecimentos prestadores de serviços em saúde animal.
Para potencializar a disseminação desse conceito, o CFMV estava determinado a trazer para o Brasil a edição de 2020 da Conferência Mundial da Saúde Única. Com a pandemia de covid-19 e a necessidade de isolamento social, os planos foram adiados, mas o CFMV já se aproximou da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), estabelecendo o diálogo para obter o apoio dos médicos na realização do evento assim que for possível, mesmo que virtualmente.
O lado positivo é que a própria pandemia se encarregou de colocar a saúde única em evidência, apontando-a como alternativa para evitar próximas ameaças. Justamente por isso foi escolhida como tema para a campanha do Dia do Médico-Veterinário de 2020, cujo slogan O médico-veterinário também cuida de você foi o mote para chamar a atenção da sociedade ao conceito que propõe a integração entre as saúdes humana, animal e o meio ambiente, enaltecendo a contribuição do médico-veterinário para essa harmonia.
A campanha começou em setembro e culminou no evento internacional sobre saúde única (II Simpósio Internacional de Saúde Única e do IV Simpósio Paranaense de Saúde Única) realizado em novembro pelo CRMV do Paraná, com apoio e participação do CFMV.