Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV)
14/07/2020 – Atualizado em 01/02/2024 – 10:49am
A Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) trabalha em prol de tornar reconhecidas a presença, a participação e a importância do Médico Veterinário na Saúde Pública. Promove ainda a saúde humana e animal, contribuindo para a prevenção de doenças e conscientizando médicos veterinários, gestores e sociedade sobre o papel da profissional para a saúde das populações.
Nos últimos anos, a CNSPV teve grandes conquistas para a Medicina Veterinária, como, por exemplo, a inclusão do Médico Veterinário no NASF, fortalecendo o reconhecimento da profissão na área da saúde. Diversos seminários, fóruns e participações em eventos, além de elaboração de artigos e pareceres na rotina da comissão, têm contribuído para este reconhecimento.
PRESIDENTE
Méd. Vet. Nélio Batista de Morais (CRMV-CE nº 0676)
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2003); e pós-graduações em Epidemiologia e Vigilância de Zoonoses, realizada no Centro Pan-Americano de Zoonoses (Cepanzo), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na Argentina; e em Gestão em Sistemas Locais de Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.
Supervisor do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde do Ceará de 2003 a 2007. No período entre 2009/2010 foi assessor técnico do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde. Exerceu o cargo de diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) entre os anos de 2011 e 2012.
Implantou: boxes de zoonoses na cidade de Fortaleza na década de 90; seis unidades de Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) no estado do Ceará; o Laboratório de Diagnóstico da Raiva no CCZ da cidade do Crato Ceará; o diagnóstico laboratorial da Leishmaniose Visceral canina no CCZ de Fortaleza em 2006; o Laboratório de Entomologia Médica na Secretaria de Saúde do Ceará no ano 2004.
É membro da cadeira 25 da Academia Cearense de Medicina Veterinária, foi vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará por duas Gestões 2012 a 2017. Concedeu mais de 800 entrevistas para matérias e reportagens jornalísticas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Controle de Arboviroses e outras endemias transmissíveis por vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: raiva, leishmanioses e outras zoonoses, enfermidades emergentes, gestão e saúde pública.
Pesquisador e identificador da cepa variante de raiva em primatas calitríquideos, orientador de trabalhos de conclusão de curso de 43 acadêmicos de Medicina Veterinária. Possui três trabalhos científicos premiados, dois nacionais e um estadual. Coautor da Norma Técnica do tratamento Profilático da Raiva em 1987 e 1994; das Diretrizes Nacionais para Enfrentamento e Controle de Epidemias de Dengue em 2009; e do capítulo da Dengue do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde no ano de 2010. Produziu mais de 200 trabalhos científicos como autor e coautor entre artigos, resumos, e outros.
Atualmente, é coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.
INTEGRANTES
Méd. Vet. Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior (CRMV-DF nº 3278)
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande, especialização em Saúde Pública e mestrado em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde pela ENSP/Fiocruz.
Atuou como médico veterinário na secretaria municipal de saúde de Palmas (TO) no período de 2005 a 2008.
Atualmente é servidor do Ministério da Saúde, onde atua na Coordenação-Geral de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis.
Tem experiência em Saúde Pública, com ênfase na gestão de vigilância e controle de zoonoses.
Méd. Vet. Geraldo Vieira Andrade Filho (CRMV-PE nº 2208)
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e mestrado em Medicina Veterinária pela mesma instituição, em 2012. Fez também especialização em Gestão em Vigilância Ambiental em Saúde pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.
Atualmente, é gerente operacional de vigilância à saúde – Distrito Sanitário VI / SMS/ Prefeitura do Recife.
Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
Méd. Vet. José Renato de Rezende Costa (CRMV-MG nº 5208)
Graduou-se como técnico em Agropecuária na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal da Universidade Federal de Viçosa (CEDAF/UFV) em 1990.Também se graduou em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas (1996).
Possui especialização e mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1999 e 2000. Tem ainda pós-graduação pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, em Gestão Pública (2011).
Atuou como coordenador de Zoonoses na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (2000-2005) e coordenador de Zoonoses na Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (2013-2016).
Foi representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais (CRMV-MG) na Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV, de 2010 a 2016.
Atualmente, é assessor técnico de Gabinete da Vigilância em Saúde – Secretaria de Saúde de Contagem desde 2017 e representante do CRMV-MG como conselheiro no Conselho Estadual de Saúde (CES/MG), desde 2010.
Méd. Vet. Phyllis Catharina Romijn (CRMV-RJ nº 1869)
Tem graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1978) e mestrado e doutorado em Microbiologia Veterinária pela University of Surrey, respectivamente em 1986 e 1989. Seu pós-doutorado foi em Biologia molecular.
Possui especialização em Biologia Marinha e oceanografia pela FAMATh (2011). Realizou ainda estudos de aplicação da ISO 17025 em laboratório de Virologia.
Atualmente, é pesquisadora científica da PESAGRO-RIO e consultora científica em controle de Epizootias.
Atua principalmente nos temas epizootiologia da Raiva e desenvolvimento sustentável, visando atender a demandas de comunidades de produtores familiares em geral.
Tem experiência na área de Virologia animal, Saúde Coletiva, Medicina Veterinária Preventiva, Vigilância Ambiental em Saúde, com ênfase no monitoramento de viroses emergentes veiculados por animais silvestres que se constituem em zoonoses.
Méd. Vet. Josué de Oliveira Moreira (CRMV-RN nº 0248)
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 1998, especialista em Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (UFCG) em 2000, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará em 2006 e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em 2018.
Possui vasta experiência na área de educação como professor do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN (2010 – atualmente). Na área de Educação do Ensino Superior, atuou como professor substituto do curso de Medicina Veterinária da Escola Superior de Agricultura de Mossoró-ESAM/UFERSA (1999 – 2000 e 2003).
Atuou como docente no curso de Especialização em Saúde Coletiva na Faculdades Integradas de Patos no Campus de Mossoró (FIP-Mossoró-RN). Atualmente, atua como professor do Campus Ipanguaçu do IFRN, ministra aulas nos Cursos Técnicos de Agroecologia nas modalidades Técnico Integrado do Ensino Médio (AGRO), Técnico Integrado na Educação de Jovens e Adultos (AGROEJA), Tecnologia em Agroecologia (Graduação/Superior) e no curso técnico em Meio Ambiente na modalidade Integrado e Subsequente, ministrando a disciplina de Saúde Pública.
Possui experiência como gestor na área da educação, esteve como reitor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN – Portaria nº 405/MEC, de 17/04/2020, publicada no DOU de 20/04/2020. Atuou como coordenador do Curso Técnico e Tecnológico em Agroecologia do Campus Ipanguaçu-IFRN.
Outra área de atuação profissional está relacionada à área de Gestão em Saúde Pública como secretário municipal de saúde (2004), coordenador de vigilância sanitária e responsável técnico pelo Matadouro Municipal de Itaiçaba-CE (2002 a 2003), coordenador técnico em Programas de Controle de Endemias e Zoonoses (2005 a 2010). Assessor técnico na área de Endemias e Zoonoses da 16ª CERES Camocim da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (2006).
Área de conhecimento: Gestão em Educação e Saúde, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal e Saúde Pública (Saúde Única).
I Seminário de Atualização em Saúde Pública Veterinária das Regiões Centro-Oeste
Quando Onde Tema |
Clique na imagem para abrir o álbum de fotos e confira as notícias abaixo: |
Apresentações
- A Raiva explicada (e apre(e)ndida) – Vírus, infecção e riscos envolvidos Prevenção e epidemiologia, Phyllis C Romijn, M.V., PhD Pesquisadora PESAGRO-RIO
- Centro de Controle de Zoonoses – CCZ / Unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ: “Onde estamos, Caminhos para o Resgate e Fortalecimento”, Geraldo Vieira de A. Filho, membro da CNSPV/CFMV geraldo-vieira
- Controle de População Animal, Castra Móveis, Vínculos e Impactos na Saúde Pública, José Renato de Rezende Costa, membro da CNSPV/CFMV
- Controle Populacional Castra Móveis, Wanderson Ferreira, CNEV/CFMV
- Políticas de saúde – da Organização Panamericana de Saúde ao SUS e à Saúde Única – O médico-veterinário no controle social do SUS, Profa. Dra. Adolorata A. Bianco Carvalho
- O Papel das Entidades de Classe no Exercício da Medicina Veterinária, Méd. Vet. Olízio Claudino da Silva, presidente do CRMV-GO
- Perspectivas para as Unidades de Vigilância em Saúde no Brasil, Francisco Edilson Lima, membro da CNSPV/CFMV
- Políticas Públicas e os Desafios para o Controle das Arboviroses No Brasil, Nélio Batista de Morais, presidente da CNSPV/CFMV
- Situação das UVZ’s do Estado de Goiás, Geraldo Edson Rosa, presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-GO
- Zoonoses : Situação Epidemiológica no Estado de Goiás, Sonaide Faria Ferreira Marques médica-veterinária, da Coordenação Estadual De Zoonoses GVE/Suvisa
- Vigilância da Febre Amarela no Brasil, Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) Ministério da Saúde (MS)
- Leishmanioses Visceral e Tegumentar, Desafios ao Controle de uma Doença Negligenciada, Francisco Edilson Lima, membro da CNSPV/CFMV
- Políticas de Saúde Da Organização Pan-Americana de Saúde ao SUS e a Saúde Única: Os Caminhos da Medicina Veterinária, Nélio Batista de Morais, presidente da CNSPV/CFMV
I Seminário de Atualização em Saúde Pública Veterinária da Região Norte
Quando Onde |
Notícias |
Apresentações
Palestras “Política de Saúde – Da Organização Pan-Americana de Saúde ao SUS e Saúde Única: Os Caminhos da Medicina Veterinária”
- Nélio Batista de Morais, presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV)
- Lígia Maria Cantarino da Costa, membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV)
Palestra “Centro de Controle de Zoonoses/Unidade de Vigilância de Zoonoses: Onde estamos, Como Resgatar e Fortalecer? ”
Mesa Redonda “O Controle das Zoonoses como Permanente Desafio”
Tema 1: “Raiva, o atual surto do Estado do Pará e os cenários de risco para o Brasil”
- Perfil Epidemiológico da Raiva no Brasil e no Pará 1986-2018, Alberto Begot, Secretaria de Estado de Saúde Pública, Departamento de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Coordenação Estadual de Zoonoses
- Lyssavirus e Vigilância da Raiva – Cenários de Risco para o Brasil, Phyllis Catharina Romijn, membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV)
Mesa Redonda “O Controle das Zoonoses como Permanente Desafio”
Mesa Redonda Arboviroses o que aprendemos, o que é Necessário para Avançarmos?
- Nélio Batista de Morais, presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV)
- Lívia Caricio Martins, Pesquisadora do Instituto Evandro Chagas
Palestra “Esporotricose, a Realidade Atual e os Riscos ao País”
VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária
Quando Onde Tema |
Notícias
|
Apresentações
- Bem-Estar Único, Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal CEBEA/CFMV
- Nasf e o médico-veterinário a Serviço da Saúde Única, Kênia Suênia Meira de Araújo, médica-Veterinária Nasf da Prefeitura Municipal de Assú-RN
- Como Inserir o médico-veterinário no Nasf?, Profa Dra Sthenia S. A. Amora, presidente da CNSPV/CFMV
- Saúde Única, Dr. Fred Monteiro Dr.ª Adriana M. L.Vieira, membros da CNSPV-CFMV
- Situação Atual da Leishmaniose Visceral Canina e Humana no Estado, Stephanie Ballatore Holland Lins