Retrospectiva do Agronegócio em 2014 – visão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
26/12/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am
26 de dezembro de 2014 – Informações divulgadas, esta semana, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) relatam que o ano de 2014 foi marcado pela ampliação e manutenção de mercados no agronegócio brasileiro, com ênfase em questões sanitárias e fitossanitárias. Dentre os países que abriram o mercado para os produtos brasileiros estão: Rússia, México, Japão, África do Sul, China, Coréia do Sul, Colômbia, Iraque, Irã, Egito e Tailândia.
Na área de negociações, destaques para o setor de produtos de origem animal e abertura do mercado russo. Atualmente, o Brasil possui 162 estabelecimentos habilitados para exportar para a Rússia.
O texto publicado pelo ministério relata também que este ano foi marcado pelo início das exportações de carne suína pelo estado de Santa Catarina ao Japão e de carne de frango para o México. "Em ambos os casos, o Brasil estava habilitado desde 2013 para exportar, mas foi este ano que os embarques começaram a ganhar volume: para o Japão foram exportados, entre janeiro e novembro, US$ 15,92 milhões em carne suína e para o México, US$ 32,99 milhões em carne de frango".
Após nove anos de negociações, segundo as informações do portal do Mapa, a África do Sul finalmente suspendeu o embargo à carne suína brasileira. O embargo estava em vigor desde 2005, quando o Brasil teve os últimos casos de febre aftosa. A Colômbia habilitou, este ano, o Brasil para exportação de couro bovino, a Coreia do Sul, para gelatina, Tailândia para o tabaco, e Iraque, para exportação de bovinos vivos.
De acordo com o Ministério, dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), em 2012 e 2014, resultaram no embargo à carne bovina brasileira pelo Irã, Egito e China. Mas após negociações com as autoridades, os embargos também foram suspensos este ano. Com a Arábia Saudita e Japão, as negociações encontram-se em estágio avançado para a exportação do produto.
Confira o texto completo no portal do Mapa.
Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do Mapa