Residência Multiprofissional: CFMV se reúne com Ministério da Educação

24/04/2018 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:41am

Por Flávia Lôbo

Na última quinta-feira (19/04), o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, e os integrantes da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV/CFMV), Fábio Fernando Ribeiro Manhoso (presidente da Comissão) e Virginia Bocorny Lunardi, se reuniram com a coordenadora geral das Residências em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Rosana Melo.

O presidente do CFMV apresentou a situação dos programas de residência em Medicina Veterinária e se colocou à disposição para um trabalho conjunto entre o CFMV e o ministério. “O Conselho se preocupa com a qualidade do ensino. A sociedade é a maior beneficiada”, diz Almeida.

               Virginia Bocorny Lunardi, Rosana Melo, Fábio Manhoso e Francisco Cavalcanti de Almeida. Foto:Fábio Manhoso

CNRMV

Os integrantes da CNRMV se reuniram, na sede do CFMV, em Brasília, dias 19 e 20 de abril, para avaliar a sistemática do processo de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento do CFMV, conferir o mapeamento das ações, procedimentos e formulário eletrônico.

De acordo com o presidente da CNRMV, a Comissão pretende lançar, ainda este ano, o edital de Acreditação dos Programas de Residência, além de realizar visitas a instituições de ensino. “Uma das visitas será na Universidade Estadual do Maranhão, a outra na Universidade Federal do Piauí. Vamos finalizar o trâmite experimental do programa”, revela Manhoso.

Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária

A Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária tem como objetivo reconhecer a competência dos melhores cursos de treinamento em serviço oferecidos no país.

O selo de qualidade emitido pelo CFMV serve como referência para profissionais que buscam programas com os mais altos padrões de capacitação, e como um estímulo para o aperfeiçoamento dos programas de aprimoramento profissional e residência.

Por meio de avaliações in loco, representantes do CFMV se certificam de que os programas seguem padrões ideais de ensino, infraestrutura, preceptoria e casuística. O processo é voluntário, e será realizado de acordo com as solicitações enviadas pelas próprias instituições.

Residentes e aprimorandos formados em programas acreditados recebem o certificado com validade nacional, atestando a qualidade do treinamento em serviço recebido pelo profissional, de acordo com os padrões estabelecidos pelo CFMV.

As instituições de ensino são sujeitas a avaliações periódicas, o que garante a qualidade e a atualização dos programas acreditados.

Para obter o Selo de Acreditação, o Programa de Residência ou Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária deve atender aos critérios pré-estabelecidos nas resoluções CFMV nº 1094/2015 e nº 1076/2014.

Confira alguns dos requisitos exigidos, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do CFMV