Reino Unido
10/08/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:25am
Uma estratégia inovadora liderada pela indústria visando o bem-estar das vacas leiteiras no Reino Unido foi lançada na última semana. A estratégia chamada Dairy Cow Welfare, que inclui um plano de ação da indústria, destaca a performance de bem-estar nas fazendas britânicas e identifica o potencial para mais melhorias dentro da indústria.
Desenvolvida pela União Nacional dos Produtores Rurais (NFU, sigla em inglês), em conjunto com a Associação Veterinária Britânica, DairyCo, Holstein UK e Associação Real de Produtores Britânicos de Leite e Grupo de Saúde e Bem-Estar de Bovinos (CHAWG, sigla em inglês), a estratégia segue as recomendações feitas no ano passado pelo Grupo de Bem-Estar Animal Rural para melhorar o bem-estar de vacas leiteiras.
A estratégia tem cinco metas principais: melhorar o bem-estar das vacas leiteiras; estabelecer um grupo de prioridades fixadas pela indústria; determinar metas e áreas de responsabilidade; reconhecer que o bem-estar é dependente dos funcionários rurais; e gerar mais entendimento entre os consumidores e uma percepção mais positiva sobre bem-estar de vacas leiteiras na Inglaterra. O progresso será revisto anualmente pelo CHAWG.
O presidente do braço do setor leiteiro da NFU, Mansel Raymond, disse que as fazendas leiteiras britânicas já operam com altos padrões mundiais de bem-estar animal, mas que existe espaço para melhora. "Essa estratégia é única em determinar uma visão e um plano de ação para melhorar o bem-estar onde todos deverão participar", disse Raymond.
"É justo dizer que a indústria nem sempre tem uma base de evidências que precisa para se armar contra alegações negativas, e essa estratégia é o primeiro passo na identificação de qualquer lacuna em nosso conhecimento e na tomada de ações coordenadas para cuidar disso", completou.
O presidente do CHAWG, Tim Brigstocke, disse que o bem-estar das vacas leiteiras é uma das prioridades do grupo pelos próximos 12 meses e que a estratégia fornece um foco e um plano para a indústria sobre como as melhorias podem ser obtidas.
O veterinário do Governo britânico, Nigel Gibbons, descreveu a iniciativa da indústria no desenvolvimento de uma estratégia ambiciosa e encorajadora, reconhecendo o duro trabalho já feito pelos produtores de leite britânicos, mas também identificou onde mais melhorias podem ser feitas.