Reflexão sobre os desafios docentes da atualidade marca o Dia do Professor

15/10/2021 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:01pm

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) parabeniza todos os professores pelo dia de hoje. Essenciais para a formação dos cidadãos, eles são a base para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem de médicos-veterinários e zootecnistas capacitados.

Em alusão à data, o CFMV publica texto da presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), Maria José de Sena, que é também professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde já foi coordenadora de curso de graduação em Medicina Veterinária. Ela também integra as Academias Pernambucana de Medicina Veterinária, Pernambucana de Ciências e Morenense de Letras e Artes. Boa leitura! 

O professor e os desafios das práticas docentes na contemporaneidade

Nós, professores e professoras, somos personagens presentes no dia a dia da maioria das pessoas do nosso planeta. No início de suas vidas, pegamos em suas mãos para mostrar as formas das letras até elas descobrirem que, quando juntamos aqueles “pedacinhos”, eles formam palavras. Então, elas começam a descobrir o mundo!

Com o passar dos anos e com os avanços da ciência, da inovação e da tecnologia, certamente foi preciso repensar o ser professor(a). Passou-se a ser cobrada uma nova “versão” desse profissional, que precisava acompanhar as tendências contemporâneas e isso, é claro, nos coloca frente a diversos desafios. Contribuímos qualitativamente com a transformação da sociedade e essa responsabilidade nos chama a pensar a nossa profissão no âmbito político-social, pois a formação cidadã não pode estar desatrelada do contexto crítico-sociopolítico, seja qual for a sua escolha profissional.

Um desses desafios foi refletir o processo de ensino-aprendizagem. Saímos da condição do centro das atenções para sermos parte desse contexto, pois o apelo do século XXI nos convida a ter uma visão mais voltada ao aprender fazendo, de modo que aquele profissional em formação entenda o seu papel nesse contexto.

Considerando o contexto do ensino superior, vivenciamos uma mudança diária nas propostas de formação que a cada dia nos convida a vencer novos desafios, no sentido de formar um profissional cada vez mais resolutivo, mais objetivo, com um conhecimento global e antenado às novas tendências de sua profissão.

Essa realidade, nós, professores e professoras dos cursos de Medicina Veterinária do nosso país, estamos vivenciando. As Diretrizes Nacionais do curso de Medicina Veterinária, aprovadas em 2019, com data de implantação até o fim de 2022, estabelece ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, baseadas nos princípios do respeito ao bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental; a observância da ética; e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais. Nossos futuros profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, considerando que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, em geral. A capacidade para tomar decisões, saber se comunicar, liderar, administrar e gerenciar são alguns dos requisitos que as novas diretrizes nos cobram. E para atender às novas exigências, nós, professores e professoras, estamos vencendo muitos desafios, a exemplo do uso de novas técnicas pedagógicas e de estratégias ativas como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

Neste dia 15 de outubro, as homenagens vão aos professores e professoras distribuídos por todo o Brasil, presentes nos mais diversos espaços de aprendizados e vivências, vencendo os desafios da contemporaneidade com um único objetivo: entregar à sociedade um profissional cada vez mais comprometido com a vida animal, humana e ambiental!

PARABÉNS COLEGAS PROFESSORES E PROFESSORAS DA MEDICINA VETERINÁRIA DO NOSSO PAÍS!

Maria José de Sena
Presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV)