RECURSOS
29/11/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:10am
O dinheiro foi liberado ontem (28) pelo Ministério da Saúde para o DF e mais 11 estados, a decisão está publicada no Diário Oficial da União.
O local possui apenas duas carrocinhas para atender a toda a população do Distrito Federal e irá usar parte do dinheiro para comprar uma nova carrocinha. O veículo é utilizado para atender chamados de donos de cães com suspeitas de doenças como a Leishmaniose e a raiva.
Outra parte da verba será usada para combater a Leishmaniose. A doença é uma das principais preocupações da Secretária de Saúde. De acordo com a diretora de vigilância ambiental de saúde, Regina Scala, é preciso continuar com as ações de controle para que a doença não vire um problema. "O combate tem que ser prioridade. Tivemos muitos casos e é preciso um controle para novas pessoas não se contaminarem", afirmou.
Os locais com maior foco da doença são o Lago Sul, Jardim Botânico, Sobradinho I e II e Fercal. Somente neste ano, seis pessoas foram confirmadas com a doença e, no ano passado, 400 cães foram sacrificados.
Ainda ontem, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, aprovou um plano emergencial para controle de Zoonoses. Entre as principais ações do plano estão a intensificação de campanhas para conscientização e treinamento de equipes para combate do mosquito palha responsável por transmitir a doença aos animais.