Raio-X das mulheres brasileiras na Medicina Veterinária e Zootecnia

08/03/2022 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:01pm

O 8 de março é um dia de luta pela equidade dos direitos das mulheres. Os números demonstram que as representantes da Medicina Veterinária e da Zootecnia estão contribuindo ativamente para o crescimento dos mais diversos segmentos de atuação das profissões, especialmente do agronegócio e do mercado pet, tão significativos para a economia do país. 

O Brasil tem 168 mil médicos-veterinários e zootecnistas atuantes. Desse total, 90 mil são mulheres. Elas correspondem a 54% dos profissionais inscritos no Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs). 

Fonte: Siscad, dezembro de 2021


E onde atuam as 90 mil mulheres da Medicina Veterinária e da Zootecnia?

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná dominam 51% da força de trabalho feminina das duas profissões.

Entre os 158 mil médicos-veterinários do país, 87 mil são mulheres e elas já ocupam 55% do mercado. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro reúnem 51,55% das médicas-veterinárias do Brasil.

As 3 mil zootecnistas inscritas têm forte presença em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul.

E as mulheres da Veterinária e da Zootecnia estão no ápice do vigor da sua força de trabalho: 91% delas estão entre os 20 e os 50 anos.

As profissionais mais experientes, entre 31 e 50 anos, ocupam a fatia maior, com 55% do mercado. Já as recém-formadas, com até 30 anos, são 36% da força de trabalho. Isso representa um percentual considerável para a renovação do campo de trabalho.

São as mulheres que estão majoritariamente engajadas nas mídias sociais do CFMV. Elas representam mais de 70% dos seguidores na página de Facebook e no perfil do Instagram do Conselho Federal.

Sejam estudantes ou profissionais experientes, dos 18 aos 65 anos, as mulheres da Medicina Veterinária e Zootecnia estão presentes nas plataformas digitais do Conselho Federal para curtir, compartilhar e comentar os temas de relevância das profissões.


A todas as 90 mil médicas-veterinárias e zootecnistas do Brasil, o CFMV agradece e reconhece a forte presença feminina no mercado de trabalho! Feliz Dia Internacional da Mulher!

Assessoria de Comunicação do CFMV