PUC-PR e Univasf aderem ao Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV
04/07/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
Por Carolina Menkes
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), campus de Toledo, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), são as mais novas Instituições de Ensino Superior (IES) a aderirem ao Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O termo de cooperação foi divulgado nos dias 28 e 29 de junho, no Diário Oficial da União.
Pensando em ir além das habilidades técnicas dos profissionais de Medicina Veterinária, o projeto foi criado pelo CFMV para desenvolver nos estudantes as competências humanísticas, que incluem Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.
Humanização necessária
A PUC-PR já adota as metodologias ativas em sua grade curricular. O Núcleo de Excelência Pedagógica da instituição, que faz o ensino e treinamento em novas metodologias, também apoiou a nova parceria.
Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da PUC-PR, Andréa Christina Meirelles, a entrada no projeto irá ajudar na aplicação das metodologias de forma mais planejada, com geração de dados e avaliações.
Meirelles vê a humanização na Medicina Veterinária como necessária para o futuro da profissão. “As universidades formam muitos tecnicistas e precisamos de alunos com outras habilidades, com outra parte da inteligência emocional desenvolvida”, acredita.
Desde fevereiro a instituição tem organizado as disciplinas e professores que irão participar da iniciativa, que será realizada em até duas disciplinas por período.
Na Univasf a iniciativa será novidade na instituição. A decisão dos professores foi unânime pela adoção do projeto e aplicação das competências humanísticas.
“O desenvolvimento do mundo globalizado tem exigido cada vez mais dos médicos veterinários habilidades além das técnicas e científicas, por exemplo de planejamento e liderança”, reforça o coordenador do colegiado acadêmico de Medicina Veterinária da Univasf, João Alves.
Alves lembra que grande parte dos professores foram formados em um modelo tradicional de ensino. “Esse projeto vem para complementar nossa vontade de sermos melhores professores e de formar melhor os profissionais do futuro”, finaliza.
A previsão é que as instituições recebam a primeira visita técnica do CFMV no início do segundo semestre de 2016, quando serão passadas as diretrizes e orientações para implementação do projeto.
Saiba mais
A Resolução CNE/CES nº 01/2003, do Conselho Nacional de Educação, trata das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina Veterinária. Segundo estabelece a normal, as competências e habilidades citadas devem fazer parte dos objetivos de aprendizagem das Instituições de Ensino Superior do país.