Produtos

12/01/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:01am

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, defendeu, nesta quarta, dia 11, a presença dos produtos avícolas entre os itens contemplados pelo Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra). O plano permite às empresas exportadoras de manufaturados o ressarcimento integral ou parcial de resíduos tributários dentro da cadeia de produção. Durante reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na sede do ministério, em Brasília, o dirigente recebeu resposta positiva em relação ao pleito.
"O ministro garantiu que mais produtos da avicultura e também da suinocultura serão incluídos no Reintegra. É uma conquista fundamental, que deverá proporcionar mais segurança às empresas, especialmente em momento de crise internacional como o que o mundo vive atualmente", diz Turra.
Ele afirma que Pimentel confirmou ainda que participará de reunião com entidades do setor de cárneos, prevista para fevereiro na sede da Ubabef, em São Paulo. O presidente da entidade também pediu apoio do ministro para que sejam derrubadas as Medidas Provisórias 552 e 556. Conforme Turra, elas elevam os custos de processamento do farelo de soja, um dos principais insumos avícolas.
"Com as medidas em vigor, a disponibilidade de soja no mercado interno poderá diminuir, impactando diretamente nos custos de produção e na competitividade dos setores que dependem deste insumo. Ciente disto, o ministro se comprometeu em mover esforços para mudar esse quadro", ressalta.