Plenário CFMV discute pautas importantes para a Medicina Veterinária e a Zootecnia

28/05/2024 – Atualizado em 28/05/2024 – 4:09pm

Entre os dias 23 e 24 de maio, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou a 382ª Sessão Plenária Ordinária (SPO), em Belo Horizonte – MG. No encontro, foram discutidas pautas importantes para a Medicina Veterinária e a Zootecnia.

Durante a plenária, a presidente e os conselheiros efetivos votaram e elegeram o médico-veterinário militar que será agraciado com a Comenda Muniz de Aragão 2024. Ao todo, 11 profissionais foram indicados.

A homenagem é concedida a profissionais que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e contribuído com o seu fortalecimento. A premiação ocorre anualmente, no dia 17 de junho, data de nascimento do tenente-coronel que dá nome à comenda.

Diretoria Executiva e conselheiros também aprovaram uma menção honrosa do Sistema CFMV/CRMVs em agradecimento a todos os profissionais médicos-veterinários e zootecnistas que ajudaram voluntariamente e que atuam e atuaram no efetivo resgate de animais, e em apoio à população do estado do Rio Grande do Sul.

Assuntos administrativos e financeiros

O plenário discutiu assuntos administrativos e financeiros do Sistema CFMV/CRMVs. Foi referendada por unanimidade a Resolução CFMV nº 1602/2024 que prorroga prazos para pagamento de anuidades, multas e taxas, inclusive parcelamentos e suspende prazos para a prática de atos processuais no âmbito do CRMV-RS para pessoas físicas e pessoas jurídicas domiciliadas nos municípios do estado do Rio Grande do Sul.

Também foi aprovada, a 1ª reformulação orçamentária do CRMV-SP. Do mesmo modo, foram aprovadas as prestações de contas de convênio do CRMV-AP e do CRMV-RR.

Apresentações e assuntos técnicos

A médica-veterinária e representante do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos – BRCast Luciana Sartori fez uma apresentação para o plenário sobre resistência antimicrobiana no Brasil. Ela enfatizou a importância do tema e como o assunto envolve a saúde, humana, animal e ambiental. Tratou ainda, do contexto da resistência aos antimicrobianos na Medicina Veterinária, do papel do subcomitê BRCast, bem como, do auxílio para divulgação do comitê, apoio institucional em futuras ações e da importância dos médicos-veterinários e zootecnistas estarem inseridos nessa discussão.

Em seguida, o médico-veterinário Paulo Emílio Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) apresentou a diretoria e os assuntos que serão discutidos durante a 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Animal (CNDA) e explicou a relevância do evento para o Brasil e a importância ter o apoio do Sistema CFMV/CRMVs.

Após as apresentações, o médico-veterinário e assessor técnico do CFMV Fernando Zacchi expôs para aprovação do plenário proposta de documento com diretrizes sobre as medidas de controle populacional de cães e gatos em meio a desastres em massa.

O pleno também debateu questões relacionadas à divulgação e publicidade no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs e definiu pela criação de um grupo de trabalho para estudar e estabelecer critérios para a resolução.

Participação

Participaram da 382ª SPO a Diretoria Executiva: a presidente, Ana Elisa Almeida; o vice-presidente, Romulo Spinelli; o secretário-geral, José Maria dos Santos Filho; e o tesoureiro, Marcos Vinicius Neves. Os conselheiros efetivos Francisca Neide Costa, Francisco Edson Gomes, Mitika Kuribayashi Hagiwara, Raimundo Alves Barrêto Júnior, Roberto Renato Pinheiro da Silva e Rodrigo Afonso Leitão. E entre os conselheiros suplentes compareceram Adriano Fernandes Ferreira, Evelynne Hildegard Marques de Melo, Estevão Márcio Cavalcante Leandro, João Vieira de Almeida Neto e Lilian Müller.

O presidente do CRMV-MG Bruno Divino e os presidentes do CRMV-PE e CRMV-RN Maria Elisa Araújo e Nirley Formiga, também estiveram presentes.