plano

05/02/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

O governo vai disponibilizar todo o crédito que o agricultor precisar para melhorar a produção, disse ontem a presidente Dilma Rousseff, em Cascavel, no Paraná. Ela afirmou que os R$ 115 bilhões liberados para o plano agrícola e pecuária para a safra 2012/13 jamais foi oferecido antes e que, além dele, foram destinados mais R$ 18 bilhões para a agricultura familiar.

"Se gastarem o dinheiro, terá mais. O que gastarem, nós cobrimos. Estamos oferecendo 115 aqui, 18 ali, tudo bilhão", disse a presidente, que visitou o Show Rural, evento de tecnologia agrícola promovido pela cooperativa Coopavel. "O que os produtores conseguirem tomar para custeio e investimentos, nós teremos disponível mais recursos."

No discurso, a presidente anunciou que será criada uma agência para cuidar de assistência técnica, que vai funcionar como um braço da Embrapa, e disse que o médio produtor, que antes era esquecido, foi lembrado nos programas.

GÁS NATURAL
A produção nacional de gás natural cresceu 3,9% em dezembro do ano passado, em relação a novembro, atingindo 76,2 milhões de metros cúbicos de média diária. Foi o terceiro recorde mensal consecutivo na comparação com o mês imediatamente anterior.

Dados divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que ante dezembro de 2011 o crescimento foi ainda maior: 6,8%. Os números indicam o Campo Manati, na Bacia de Camamu (BA), como o de maior produção, com 6,3 milhões de metros cúbicos diários.
A produção total de petróleo no Brasil em dezembro foi de aproximadamente 2,1 milhões de barris diários, aumento de 2,9% em relação ao mês anterior.