Peste Suína Africana em fazenda de porcos da Romênia: 140.000 animais abatidos
03/09/2018 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:41am
De acordo com informações do portal Suinocultura Industrial, foi confirmado vírus da Peste Suína Africana (PSA) em uma fazenda de porcos da Romênia, e 140.000 animais estão sendo abatidos.
O escritório ANSVSA, autoridade veterinária nacional da Romênia, confirmou o surto na propriedade da empresa romena Tebu Consult. Cerca de 100.000 porcos foram abatidos até agora na país, com centenas de casos confirmados em quintais, pequenas propriedades e várias explorações agrícolas, diz o portal.
A PSA está se espalhando rapidamente pela Europa Oriental desde 2007, afetando a Hungria, Rússia, Polônia, Ucrânia e Romênia.
Peste Suína Africana no Brasil
Em 1978, a PSA foi introduzida no Brasil, no município de Paracambi (RJ). A doença foi registrada em suínos que se infectaram pela ingestão de restos de comida de aviões procedentes de países nos quais a doença existia. No mesmo ano, houve a publicação de Decreto Presidencial estabelecendo medidas de emergência para a erradicação da doença
Em 1981, foi registrado a última ocorrência de PSA, graças à forte atuação do serviço de defesa sanitária animal – médicos-veterinários- e do setor privado.
Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do portal Suinocultura Industrial