Pesca

24/05/2011 – Atualizado em 24/05/2011 – 12:00am

Universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro vão participar de trabalho conjunto de pesquisa para aumentar a produção no ambiente aquático brasileiro, que inclui lagoas, rios e mar. O trabalho que começa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) seguirá para todo o país.

Segundo o reitor de UFRRJ, Ricardo Motta Miranda, a intenção é pesquisar formas de incrementar o setor da pesca e da agricultura, do ponto de vista de trabalhos científicos e do desenvolvimento de projetos de produção. A expectativa é aumentar a produção atual em dez vezes. Além da questão econômica, Miranda destacou que a pesquisa levará em conta os princípios de sustentabilidade social e ambiental.

As metas para atingir esse objetivo serão definidas no Fórum Revolução Azul, que a UFRRJ promove nesta quarta-feira (25/05), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Miranda ressaltou que essa é a primeira vez que ocorre no país uma tentativa de planejamento semelhante, unindo o meio acadêmico, o empresariado, um banco de desenvolvimento e entidades representativas de trabalhadores rurais que atuam ligados à produção nas águas continentais e marinhas. “Está faltando a identificação de todos os elos da cadeia produtiva e dos gargalos para definir até que ponto pode ir o planejamento de expansão”, disse Miranda.