Patente
23/11/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am
A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) entrou com pedido de patente internacional para a tecnologia “Método para identificação de animais com maior potencial para características desejáveis de qualidade da carne, área do olho do lombo (AOL), peso à desmama e peso ao sobreano”. O pedido foi feito em conjunto com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Dos royalties futuros, 50% ficarão com a Embrapa, 40% com a UFSCar e 10% com a FAPESP.
A tecnologia identifica marcadores moleculares de bovinos das raças Nelore e Canchim que apontam a potencial maciez da carne, área de olho de lombo (relacionada à musculosidade) no Nelore e a deposição de gordura subcutânea no Canchim. A gordura subcutânea, também conhecida como gordura de acabamento, é importante para que a carne fique protegida contra o escurecimento causado pelo resfriamento do produto, após o abate. “A maciez é um dos quesitos mais valorizados pelo consumidor e é medida pela força necessária para romper as fibras da carne. A pesquisa analisa a associação da variação na sequência de bases do gene com a variação da espessura de gordura e de maciez”, diz a pesquisadora Luciana Correia de Almeida Regitano, da Embrapa Pecuária Sudeste e líder do projeto.
Como toda identificação de marcadores moleculares, essa técnica permite maior precisão e rapidez – e portanto redução de custos – na seleção de animais, nesse caso a seleção dos exemplares portadores de melhor acabamento de carcaça e de carne macia. Ao invés de fazer a seleção entre os animais adultos, o produtor poderá saber se determinado animal, ainda bezerro de poucos meses, terá ou não carne macia, por meio de exame de sangue ou dos pêlos. Pode-se também utilizar amostras de mucosa oral ou de sêmen.
São parceiras do projeto as unidades da Embrapa: Gado de Corte, Informática Agropecuária, Meio Norte, Pecuária Sul e Recursos Genéticos e Biotecnologia; a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus Jaboticabal).