Paquistão abre mercado para carne de frango do Brasil
18/03/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:57am
A União Brasileira de Avicultura (UBABEF) foi informada hoje por autoridades brasileiras sobre um comunicado emitido pelo governo paquistanês que autoriza as exportações de carne de frango do Brasil para o país asiático. A autorização paquistanesa representa um grande avanço para o Brasil, que é o maior produtor e exportador de carne de frango halal do mundo. O Paquistão detém hoje uma população de 175 milhões de habitantes – deste total, 95% são muçulmanos.
"Construímos ao longo de décadas uma grande experiência na produção 'halal'. A liderança brasileira neste segmento do mercado internacional atesta a competência e a qualidade de nossos produtos voltados para o público islâmico. Neste sentido, nossa credibilidade foi fundamental para o sucesso das negociações para a abertura deste mercado", destaca o presidente da UBABEF, Francisco Turra.
O Paquistão possui uma considerável produção de carne de frango, com cerca de 700 mil toneladas anuais. Entretanto, o consumo per capita, de 4,5 quilos por habitante/ano, é consideravelmente baixo, ressalta Turra. Neste sentido, o Brasil buscará consolidar parcerias com empresas avícolas locais para expandir o consumo e promover intercâmbio de informações.
"A abertura do Paquistão para a carne de frango brasileira era uma de nossas maiores metas para 2014. É um importante mercado, com grande potencial de expansão. Lá, nossa estratégia se concentrará na complementação da demanda local, levando know-how e tecnologia para os produtores paquistaneses", destaca.