Ovos

13/04/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

A medida que homens e mulheres ficam mais velhos, a fertilidade diminui, até se extinguir. O mesmo não ocorre com formigas rainhas, que ficam mais férteis conforme envelhecem e continuam a colocar ovos até poucos dias antes da morte.
A descoberta foi feita através da análise de 25 colônias da espécie Cardiocondyla obscurior, coletadas em Una, na Bahia, por pesquisadores alemães. Eles acompanharam todo o ciclo de vida das rainhas, que dura em torno de 30 semanas, e contaram a quantidade de ovos depositada semanalmente.

O estudo, publicado nesta quarta-feira (11) no jornal científico "PLoS ONE", verificou um aumento no número de ovos no decorrer do tempo. Nas duas últimas semanas de vida da rainha, o crescimento foi ainda maior. Enquanto 20 semanas antes da morte o número de ovos semanais era de cerca de 10, nas últimas duas semanas ele era de aproximadamente 20.

"A Cordiocondyla, e provavelmente outras formigas, parecem com os poucos organismos que têm investimentos reprodutivos em idade avançada, como corais, esturjões e tartarugas de caixa", afirma a pesquisa.