ovinos

08/06/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:26am

Com o objetivo de disciplinar procedimentos técnicos no controle da parasitose ovina e caprina, um grupo de técnicos do Paraná, teve a iniciativa de escrever um manual técnico denominado de "Parasitoses Gastrintestinais dos Ovinos e Caprinos", propiciando à classe produtora um conjunto de práticas, que irão permitir um eficaz controle dos parasitos. Como é sabido, este tema tem tido muitas abordagens e procedimentos na maioria das vezes não sustentáveis sobre o prisma técnico, propiciando um ambiente de resistência parasitaria nos animais, pela prática indevida principalmente no uso dos antiparasitários.

Segundo Cezar Amin Pasqualin, médico veterinário do Instituto Emater do Paraná e um dos responsáveis pela elaboração do manual técnico, esta é uma forma de valorização do saber hospedado em diferentes locais de pesquisa sobre o tema parasitose, aglutinando as informações e disponibilizando-as democraticamente a todo o segmento produtivo.

Pasqualin ressalta que faz parte do projeto a realização de cursos, com duração de 12 horas, sendo 8h de aula teórica e 4h de aula prática. "Até o momento já foram treinadas cerca de 420 pessoas em todo o estado do Paraná", salienta o veterinário, acrescentando que o foco principal do curso é o uso do método Famacha e a distribuição da cartela original aos participantes.