Orgânico

30/08/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Os ácidos orgânicos são hoje amplamente utilizados na indústria agroalimentar e um dos seus objetivos é atuar sobre microrganismos nocivos à saúde pública, como as do gênero Salmonella. Ácidos orgânicos têm sido uma das principais ferramentas de controle da salmonelose, principalmente após restrição legislativa e barreiras comerciais quanto à utilização de antibióticos (promotores de crescimento químicos) impostas por países europeus, agora com proporções globais.

De acordo com o médico veterinário, responsável pela Pesquisa & Desenvolvimento da Sanex, Ricardo Hayashi, é uma alternativa natural que não gera resistência sobre os microrganismos como os antibióticos, melhora a saúde intestinal, evita mobilização do sistema imunológico da ave e tem sua eficácia comprovada por diversos estudos há muitos anos. “É de conhecimento geral a importância e potencial dos ácidos orgânicos, juntamente com probióticos, prebióticos, extratos e óleos vegetais, que hoje são ferramentas que auxiliam no controle e prevenção de enfermidades bacterianas”, frisa.

No entanto, Ricardo acredita que informações de como a bactéria atua sobre o animal, mecanismos de ação dos aditivos sobre o microrganismo e também sobre fisiologia do animal devem ser estudadas de forma mais consistente, para auxiliar na tomada de decisão e escolha da ferramenta mais adequada.
“Para o sucesso do controle da salmonelose é imprescindível conhecer informações epidemiológicas da bactéria e, assim, estabelecer medidas corretivas e preventivas de acordo com a necessidade”, ressalta.

Experimentos
Foram realizados diversos experimentos in vivo pela Sanex, no controle de Salmonella spp. Via água, o Acidificante Solúvel Sanex (ácidos cítrico e fumárico) demonstrou significativa redução de Salmonella Enteritidis no papo de frangos (gráfico 1).

Para tratamento de ração, o produto NeoAcid (blend de ácido fumárico, cítrico, lático e fórmico), além de demonstrar desempenho zootécnico equivalente à avilamicina (antibiótico promotor de crescimento), atuou na redução de Salmonella Enteritidis e outros sorotipos recentes (Salmonella Minnesota) nos cecos e em suabes de cloaca.

Recentemente, Sanex e UFPR publicou um trabalho científico sobre a influência positiva no uso dos ácidos orgânicos em relação à imunidade das aves. O trabalho relata a atuação dos ácidos orgânicos sobre a eliminação de bactérias como a Salmonella Enteritidis de forma eficaz antes mesmo da infecção pela mucosa intestinal. Com isso, as aves permaneceram em equilíbrio imunológico, não mobilizando nem utilizando reservas de energia para respostas contra agentes sanitários específicos. Dessa maneira, a ave possui maior disponibilidade de nutrientes para ganho de peso e produção de ovos.