Novos conselheiros do CFMV treinam julgamento de processos éticos durante workshop
24/03/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am
Informações e treinamentos sobre os processos éticos fizeram parte do terceiro dia do II Workshop Única Voz, na segunda-feira (23), no Hotel Fazenda Cabugi, em Goiás. O evento é organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e busca integrar os novos conselheiros e integrantes de comissões do Conselho Federal, além de definir as diretrizes para a próxima gestão.
O secretário-geral do CFMV, Marcello Rodrigues da Roza, iniciou o dia com uma apresentação sobre a Resolução CFMV nº 875/07, que criou o Código de Processo Ético-Profissional do Sistema CFMV/CRMV. Entre os itens abordados, estavam o julgamento do processo ético profissional, nulidades, fases do processo, formas de instauração, ordem dos depoimentos e infrações.
Uma atividade foi promovida para facilitar o entendimento, na prática, sobre o tema. Divididos em grupos, os conselheiros analisaram processos e, em seguida, simularam julgamentos éticos profissionais. Foram destacadas a importância da imparcialidade, de dominar o processo e conhecer a legislação, além de saber agir sob pressão.
“O treinamento é fundamental, sobretudo para os conselheiros que chegam agora e não têm experiência no plenário do Federal, que é uma atividade um tanto diferente dos regionais, e acho que isso ajuda a dar padrão, uniformidade e é fundamental para que o trabalho flua de uma maneira melhor”, afirmou o secretário-geral.
Resolução 672
Ao final do dia, a Resolução CFMV nº 672, que fixa normas de fiscalização de procedimentos administrativos, foi apresentada por meio de um fluxograma. Uma dinâmica foi realizada ao final para facilitar seu entendimento pelos conselheiros e fixar os conceitos abordados, especialmente sobre os autos de infração e autos de multa.