Negócio

29/01/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

Fundada no dia 16 de maio de 1998, a Associação dos Apicultores desse município é hoje uma referência, pela organização e o trabalho que vem sendo desenvolvido, com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município.
Sprays de mel e própolis, aliados a outros ingredientes, como romã e gengibre, deverão ser comercializados em breve nas farmácias da região

Os 28 associados estão produzindo spray de mel à base de própolis que deverá chegar às farmácias e drogarias da cidade nos próximos dias.

De acordo com o presidente da Associação de Apicultores (Apic), Teotonho Freitas Marques, são 1.460 colmeias instaladas nos apiários da região, com produção diferenciada, por se tratar de matéria prima orgânica. "Já produzimos, na primeira remessa, 100 frascos de spray à base de mel nos sabores própolis, gengibre e mel; própolis e romã e mel; própolis e agrião e malva, tudo feito no entreposto de Paramoti, localizado na Fazenda Tigre´´, destaca.

Segundo ele, este é um produto inédito naquela região. "A nossa meta é produzir, por semana, mil frascos que serão vendidos a preço de R$ 5 a unidade de 35 ml", diz o apicultor.

Para chegarem a esse sucesso, os criadores recebem o acompanhamento direto do Sebrae no aproveitamento do subproduto das abelhas. "Os produtores estão se organizando para a criação de uma cooperativa, em que o serviço de aprendizagem de cooperativas do Estado do Ceará está dando todo apoio no processo e, agora, é uma questão de tempo. O mais difícil já passou, que era produzir spray na própria associação´´.

Valdery Dias Freitas, apicultor experiente desse município, diz que, com a criação racional das abelhas, "vimos que a Apicultura ganhou impulso no município, através dos associados. Pequenos, médios e até grandes proprietários rurais já investem nesta atividade por tratar-se de excelente opção econômica, mesmo com tempos adversos e flora insuficiente, como nos períodos de seca´´, explica.

De acordo com o apicultor, os enxames tornam-se produtivos nos períodos invernosos. "Graças ao bom desenvolvimento da atividade e gerenciamento dos executores na capacidade de buscar parceiros e aliados internos e externos em Paramoti, estamos mostrando para todo o Estado o nosso crescimento com esse produto, que tem grande teor nutricional e ajuda na cura de várias doenças´´, comemora o presidente da Associação dos Apicultores, Teotonho Freitas.

Para o prefeito de Paramoti, o médico Samuel Boyadjian, o momento é de estimular, disseminar e apoiar o desenvolvimento da Apicultura no município, incentivando e organizando os produtores desta atividade milenar e também possibilitando suas riquezas e vocações naturais, já que antes eram conhecidos como ´marmeleiros´.
Própolis

O prefeito explica que a própolis é o termo genérico para denominar um produto elaborado a partir de substâncias resinosas e balsâmicas, coletadas pelas abelhas de brotos exsudados de árvores e de outras partes do tecido vegetal.
Para preparar essa substância, as abelhas adicionam secreções salivares e ceras, que tem como objetivo proteger a colmeia de danos exteriores, como vento, umidade, bactérias e predadores naturais.

Atualmente, a própolis é um dos produtos mais valorizados. Na medicina popular, é conhecida há milênios, mas somente nos últimos 40 anos tem havido interesse em se estudar a sua composição química, relacio-nando-a às atividades farmacológicas. É também usada em diferentes campos, como medicina humana e veterinária, alimentação e cosmética, porque contém propriedades anti-inflamatórias, anestésicas, estimulantes, antioxidantes, bactericidas, antisépticas e também cicatrizantes.

FIQUE POR DENTRO
Combinações diversificam a fitoterapia
O spray de própolis, mel, romã e gengibre, alia vários fitoterápicos. A romã, por exemplo, é uma fruta oxidante, mineralizante e refrescante. Rara na Europa, mas muito cultivada na América do Sul e Norte da África, é rica em manganês e vitaminas do complexo B2.

Já o gengibre é estimulante e combate os gases intestinais e vômitos, além de ter boa atuação como tônico e expectorante. O mel é utilizado como fonte energética valiosa, por ser de alto valor nutritivo, e propriedades terapêuticas e a própolis é produzida pelas abelhas de resinas de plantas próxima as colmeias.
No conjunto dos ingredientes, se obtém um produto de alto valor em casos de irritação da garganta, amigdalite, faringites, quadros virais, gripes e resfriados, além da sensação de frescor e hálito puro.