Mudança

24/02/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

As asas de vespas macho do gênero Nasonia apresentam alta variação de tamanho e forma. Segundo estudo publicado nesta quinta-feira (23) na revista “Science”, um único gene de crescimento controla o formato das asas. Mudanças no DNA alterariam a manifestação desse gene e a característica das asas.

Segundo o estudo, casos como esse, em que um único gene ajuda a explicar diferentes características físicas em mais de uma espécie, foram identificados em poucos organismos até agora. A diversidade de características físicas em outras espécies poderia ter causas similares, afirmam os pesquisadores.

Para chegar à descoberta, os cientistas David Loehlin e John Werren, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, fizeram cruzamentos e mapeamentos genéticos detalhados de duas espécies de vespas, sendo que uma delas tem asas com o dobro do tamanho das demais.

Após as análises, os pesquisadores identificaram mudanças evolucionárias em três regiões que circulam o gene, responsável pela variação das asas.

A descoberta sugere que características físicas podem variar entre espécies devido a pequenas mudanças genéticas, ocorridas em um curto período de evolução. Além disso, o estudo aumenta a compreensão da genética que determina traços físicos, dizem os pesquisadores.