Método

01/12/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:04am

O método consiste em inserir o material genético da vacina no DNA de um parasita do gado para que ele entre em contato com o sangue do hospedeiro

Cientistas ingleses do Conselho de Pesquisas de Biotecnologia e Ciências Biológicas (BBSRC, na sigla em inglês) desenvolvem uma técnica que utiliza um parasita do gado – que vive nele, mas não oferece riscos á sua saúde – para levar medicamentos para a sua corrente sanguínea. O método consiste em inserir o material genético da vacina no DNA do parasita para que ele entre em contato com o sangue do hospedeiro e libere pequenas quantidades de vacina ao longo do tempo.

O tratamento poderá oferecer resistência por longo tempo contra doenças como a febre aftosa, a tuberculose bovina, entre outras. Os cientistas afirmam que a técnica também pode ser adaptada para levar medicamentos que atuam contra outras doenças comuns ao gado.

Segundo o pesquisador líder do projeto, Keith Matthews, da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Edimburgo, o método tem potencial para prevenir muitas doenças. “Essa abordagem na proteção de animais é um exemplo de como anos de pesquisa podem levar ao desenvolvimento de um produto economicamente viável.” Fonte: Conselho de Pesquisas de Biotecnologia e Ciências Biológicas, – 28 de Outubro de 2011.