Membros da Comissão de Saúde Pública Veterinária estarão presentes na 17ª Conferência Nacional de Saúde

30/06/2023 – Atualizado em 30/06/2023 – 5:14pm

Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) será realizada dos dias 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Com a proposta de abordar a inter-relação entre as saúdes animal, humana e ambiental, ou seja, a saúde única, a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV) também estará presente na 17ª CNS.

Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde, o evento discutirá as próximas diretrizes que nortearão o Sistema Único de Saúde (SUS) e servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e do Plano Plurianual 2024-2027, previstos no planejamento da União. As propostas a serem apresentadas são oriundas das conferências municipais e estaduais.

A CNSPV apresentará, no dia 2, uma atividade autogestionada sobre as zoonoses – doenças transmitidas dos animais aos seres humanos – no contexto da saúde indígena. A ideia é traçar a relação das aldeias com o meio ambiente e os animais.

“A participação da Medicina Veterinária, como profissão da área da saúde, é imprescindível na conferência nacional, que é um momento estratégico para discutir e aprovar as diretrizes da saúde pública brasileira com a colaboração efetiva da sociedade”, afirma o médico-veterinário Nélio de Morais, presidente da CNSPV/CFMV.

Na edição de 2019, duas importantes moções vinculadas à Medicina Veterinária foram aprovadas: o reconhecimento da saúde única como política pública e a recuperação e o fortalecimentos dos Centros de Controle de Zoonoses e das Unidades de Vigilância em Zoonoses do país.

Participação do CFMV

Essa é a edição da CNS com mais participações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Estarão presentes os médicos-veterinários delegados: José Renato de Rezende Costa, por Minas Gerais; Mário Ramos de Paulo e Silva, eleito no IX Fórum de Saúde Pública Veterinária, realizado em São Paulo; e Erivânia Camelo, eleita durante a reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas), em maio deste ano; além do delegado nato João Alves do Nascimento, representante do CFMV no Conselho Nacional de Saúde e integrante do Fentas.

Como convidados do conselho federal, participarão do evento os médicos-veterinários Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior, Geraldo Vieira Andrade Filho, Phyllis Catharina Romijn e Josué Oliveira Moreira, membros da CNSPV, além de Mariana Gomes Ferreira Machado de Siqueira, Maria Elisa de Almeida Araújo e Virgínia Teixeira do Carmo Emerich.

Para a realização da 17ª CNS, a organização espera mais de 6 mil pessoas. A programação conta com 42 atividades autogestionadas e culturais distribuídas nas tendas Simone Leite e Wanderley Gomes, nomes que homenageiam antigos membros do conselho.

A programação completa pode ser conferida aqui.


Assessoria de Comunicação do CFMV