Meio Ambiente
09/03/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:27am
O maior aquário temático de água doce do Brasil e o primeiro a retratar exclusivamente a vida na Bacia do São Francisco foi inaugurado, no dia 5 de março, em Belo Horizonte, MG. A nova obra integra o zoológico municipal da capital mineira.
O espaço de aproximadamente três mil metros quadrados procura retratar o ambiente do Velho Chico, chamado de rio da integração nacional já que corta cinco Estados do País: Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
Com 22 tanques de vários tamanhos e formatos, estão alocados 1.200 peixes de 50 espécies, capturados em expedições ao longo dos 2,8 mil quilômetros de curso do rio. Os técnicos da Fundação Zôo-Botânica recorreram aos pescadores ribeirinhos para conseguir a maior parte dos exemplares.
Além da mostra de animais, a idéia é que o empreendimento se torne presente uma referência socioambiental da bacia hidrográfica. Há a mostra de exemplos da botânica, os biomas, aspectos humanos, relação da população com o rio entre outros.
Numa parceria entre a prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério do meio Ambiente, o aquário começou a ser construído em 2006 e demandou custos da ordem de R$ 5,5 milhões. A infraestrutura do local é composta ainda por um auditório, espaço para exposições, jardins, laboratórios e loja de suvenires.