Medicina

19/01/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:01am

A laser terapia vem sendo muito usada em seres humanos no tratamento de várias doenças. O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas. Com baixa potência, conhecido como laser terapêutico (low level laser therapy – LLLT) tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante.

Essa ferramenta já foi mais comum em consultórios odontológicos. Hoje o leque de atuação do laser expandiu muito. É usado nos mais diversos tratamentos devido sua ação rápida e eficiente.

Além dos seres humanos o laser tem sido também um bom aliado no tratamento de animais. A laser terapia veterinária proporciona uma recuperação rápida, apresentando resultados impressionantes, se comparados aos tratamentos feitos com antibióticos e outros medicamentos que acabam agredindo a saúde de animal. Sem falar nos custos.

Como foi o caso de uma égua da Fazenda Escola CPT. O animal se machucou e a ferida que ficou aberta chegou a ter larvas. Os médicos veterinários fizeram a higienização do local, retirando as larvas e iniciaram o tratamento apenas com laser. Sem uso de qualquer medicamento. No terceiro dia de tratamento, a ferida estava praticamente fechada.

O Laser tem um efeito de cicatrização inacreditável. E é capaz de anular dores agudas e crônicas, por isso o animal se sente confortável durante o tratamento. Outro fator favorável é seu potencial na recuperação inflamatória.

Essa inovação tecnológica na medicina veterinária é relativamente nova, mas já de grande importância em vários tratamentos, facilitando o trabalho do Médico Veterinário e garantindo o bem estar do animal.