Medicina Veterinária, a profissão que cuida da saúde de todos

07/04/2023 – Atualizado em 28/04/2023 – 4:16pm

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ressalta a Medicina Veterinária como a profissão que sempre se preocupou com a saúde de todos, e está pronta para enfrentar os desafios da saúde de hoje e amanhã.

Aperta o play, aumenta o som! Esta homenagem é para você, médico-veterinário, médico da humanidade!

A vida é uma jornada com suas experiências e aprendizados. Desde a infância, passando pela adolescência, fase adulta e velhice, vivenciamos situações que nos levam a perceber como estamos conectados com o ambiente em que vivemos e com os animais ao nosso redor.

Após desastres naturais, doenças como dengue e demais arboviroses, leishmaniose e leptospirose aparecem com mais frequência. O tráfico de animais selvagens desequilibra a dinâmica do meio ambiente e aumenta o risco de disseminação de epidemias. Animais criados em condições inadequadas passam por sofrimento e podem se tornar transmissores de doenças.

Essas situações acontecem e os seres humanos são parte das suas causas, mas também são parte da solução. No cuidado com os animais, o ambiente e as pessoas que convivem nas cidades, existe alguém capaz de agir: o médico-veterinário. No atendimento dos animais silvestres e domésticos, ao assegurar que os produtos de origem animal, como ovo, leite e carne estejam livres de doenças e contaminação, nas pesquisas de métodos de diagnóstico e produção de vacinas, o médico-veterinário está lá, garantindo saúde para todos: humanos, animais e ambiente. É a saúde única, cuidando de todos.

Médico-veterinário, o médico com V de vida!

Nota explicativa vídeo, 10/04/2023:

Após desastres naturais, no Brasil, doenças como dengue e demais arboviroses, leishmaniose e leptospirose aparecem com mais frequência. Embora a dengue e a zica tenham um animal na cadeia de transmissão, o mosquito não é a fonte de infecção, nem o hospedeiro susceptível; ele é a via de transmissão. Para ser uma zoonose é preciso que um animal vertebrado figure como a fonte de infecção ou como o hospedeiro susceptível.

Contribuição: Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária

Assessoria de Comunicação do CFMV