Mapa

15/02/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

O Ministério da Agricultura enviará, a partir do final deste mês, missões técnicas aos doze países que suspenderam temporariamente a importação de carne bovina brasileira, por causa do caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também denominada doença da vaca louca, que ocorreu no Paraná em 2010 e foi notificado no final do ano passado.

Segundo o Ministério da Agricultura, apesar das restrições do grupo de doze países, as exportações de carne bovina em janeiro cresceram 43% em volume (para 89,3 mil toneladas) e 36% em valor (para US$ 409,2 milhões), em relação ao mesmo mês do ano passado As exportações de bovinos vivos também cresceram 104,2% no mês passado (para US$ 65,2 milhões), em comparação a janeiro de 2012

Célio Porto, secretário de relações internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento explica que as visitas técnicas são importantes para restabelecer o quanto antes as negociações comerciais com os países. Ele afirmou que Peru e Chile solicitaram informações detalhadas e devem suspender as restrições em breve.

As primeiras missões técnicas embarcam no dia 28 para o Oriente Médio. O secretário de defesa agropecuária, Ênio Marques, e o diretor do Departamento de saúde animal, Guilherme Marques, do Mapa, irão se reunir com autoridades da Arábia Saudita, Bahrein, Catar e Omã.