Livros

20/10/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am

Um livro-recém lançado na Grã-Bretanha compila imagens e informações sobre 5.000 espécies da natureza, em um dos mais minuciosos trabalhos do tipo já editados. É a obra The Natural History Book: The Ultimate Visual Guide to Everything on Earth (O Livro da História Natural: O Guia Visual Essencial para Tudo na Terra), publicada pela editora DK, que foi preparada com a ajuda de mais de 20 especialistas de diversas áreas.

Entre as espécies retratadas no livro estão criaturas bizarras, cujas características chamam a atenção por suas particularidades. São espécies como a rã de Budgett (Lepidobatrachus), comparada pelos autores ao personagem Jabba the Hutt, da série Guerra nas Estrelas. O anfíbio sul-americano também já foi apelidado de Freddy Krueger, por causa de sua agressividade.

Também são retratados animais como a tartaruga-aligator (Macrochelys temminckii), espécie que lembra um cruzamento entre uma tartaruga e um crocodilo, ou o mandril (Mandrillus sphinx), primata cujas cores fortes na face ficam mais intensas nos momentos de excitação sexual.

As espécies do livro incluem ainda o cogumelo Phallus impudicus, cogumelo em forma de falo que emite um odor forte, ou flores que cheiram a carne podre, característica que as torna atraente para insetos que ajudam no processo de polinização.

Fonte: Portal Terra

————————————————

Específico sobre insetos

O entomologista Richard Jones reuniu no livro Extreme Insects 150 insetos com características especiais, entre eles o mais brilhante, o mais pontual, o mais cabeludo, o mais empanturrado e o mais afrodisíaco.

Os insetos representam três quartos de todas os animais identificados na Terra e, apesar do tamanho pequeno, tem uma enorme importância. Com exceção das calotas polares, todos os ecossistemas terrestres são colonizados por eles.

O livro publicado pela editora Harper Collins traz fotos impressionantes e informações curiosas sobre espécies como a mariposa Stauropus fagi, cuja lagarta parece uma lagosta e é considerada o inseto mais feio do mundo.

O besouro fantasma Asbolus verrucosus é descrito pelo entomologista como o objeto mais branco encontrado na natureza, muito mais branco que dentes ou leite. A cor do besouro serviria de camuflagem quando o inseto está sobre o fungo do qual se alimenta.

Outro besouro que ganhou espaço no livro foi o Lytta vesicatoria, conhecido por suas características afrodisíacas desde os tempos da Grécia e Roma antigas. Suas secreções contém a substância cantaridina, que causa ereções prolongadas, mas também pode levar à morte. Uma dose fatal pode ser extraída de um único espécime.

Na publicação, o inseto classificado como o mais empanturrado do mundo é a formiga pote-de-mel. Ela acumula néctar no abdômen, que incha de forma impressionante. A reserva de alimento é uma forma de lidar com as dificuldades de se viver no deserto.

O livro também dá destaque para o inseto com a mais incomum forma de expansão de território: o mosquito Aedes albopictus, transmissor da dengue. Ele se espalhou do Sudeste Asiático para a América do Sul e África através do comércio de pneus usados. Os pneus acumulam água da chuva, onde os mosquitos se procriam.

O autor buscou identificar as estranhas maneiras em que a forma e a função dos insetos se adaptam para lidar com as pressões extremas da luta pela sobrevivência em um mundo perigoso e competitivo.

Fonte: BBC