LEITE

14/01/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

Uma grande notícia para o Rio Grande do Sul foi anunciada ontem: o Diário Oficial da União publicou o credenciamento do Laboratório do Leite do Unianálises/Univates para realizar análises em amostras oriundas do controle oficial e programas específicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em funcionamento desde 2009, o laboratório localizado no campus da Univates, de Lajeado, entra agora para o seleto grupo dos três credenciados no RS, sendo um deles localizado no norte e o outro no extremo sul do Estado. Hoje, mais de 50% do leite industrializado no RS passa pelo Vale do Taquari, que possui diversas cooperativas e indústrias de laticínios.
Por exigência legal, essas empresas precisam enviar mensalmente a um desses laboratórios uma coleta do leite oriundo de cada produtor rural.

Além da rapidez e qualificação nesse processo, o credenciamento permitirá a melhoria do relacionamento com os clientes, que terão mais proximidade com o laboratório, receberão orientações e poderão participar de treinamentos técnicos.
O processo também colabora para a garantia de um alimento mais qualificado para os consumidores e projeta maior aproximação com a pequena propriedade, inserindo-se como instrumento de fomento à atividade leiteira e de inclusão social, uma vez que oportunizará aos produtores o acesso a análises especializadas.

Univates

"Para a Univates, o credenciamento do Laboratório do Leite, que teve aporte de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Prefeitura de Lajeado e da Univates, é o coroamento de um trabalho de vários anos e tem uma importância vital para auxiliar no avanço da produção leiteira do Vale do Taquari", afirma o reitor da instituição, Ney José Lazzari.

Segundo ele, a questão da qualidade e da sanidade dos produtos alimentícios é condição indispensável para que se avance para novos mercados consumidores no país e no exterior. "O laboratório, agora com o aval do Ministério da Agricultura, dará o suporte e terá a agilidade necessária para que se possa avançar nessa tão importante cadeia de produção do Vale do Taquari", reforça Lazzari.

Referência

"A região tem essa característica de ser uma grande produtora de leite, e o credenciamento do Unianálises pelo Mapa, que o reconhece como laboratório oficial do governo federal e do próprio ministério e atesta o seu conhecimento técnico disponível, referencia o Vale do Taquari para outras regiões do Rio Grande do Sul e até para outros estados, que, a partir de agora, poderão se dirigir a Lajeado para fazer a inspeção de seus produtos", acrescenta o prefeito de Colinas, Gilberto Keller, um dos articuladores do projeto com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

Mendes Ribeiro

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, antes de mais nada é preciso recordar do momento desse pedido, da preocupação demonstrada pelos produtores e pela direção da Univates. "Estávamos no decorrer do governo Lula e encaminhamos ao Ministério do Desenvolvimento Agrário essa solicitação, sustentada por um grande número de produtores, para que a região fosse valorizada, uma vez que tínhamos laboratórios deslocados do Vale.
Agora, dois anos depois, conseguimos esse credenciamento", lembra, acrescentando que é preciso ter consciência da importância cada vez maior do produtor de leite do Rio Grande do Sul e do Brasil para a nossa economia.

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Oreno Ardêmio Heineck, observa que o Estado apresentava deficiência nessa área, dada à grande demanda. "O credenciamento permite a democratização do acesso à análise laboratorial para mais produtores.
Já as indústrias poderão implantar o pagamento por qualidade, o que só é possível com uma análise oficial e confiável", frisa ele. E com leite de melhor qualidade, acrescenta Heineck, a indústria consegue produzir melhores produtos, ganha mercado e vende mais e tem menos despesa de manutenção.