JUSTIÇA
31/10/2009 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:28am
Para evitar abandono e maus-tratos, as prefeituras do país estão aderindo ao implante de microchips em cães. Em Florianópolis (SC), cem animais receberam o dispositivo na quarta (28).
O chip ainda não é obrigatório, mas todos os cachorros que saem do Centro de Zoonoses da cidade recebem o equipamento, que é menor que um grão de arroz.
A partir do início do próximo ano, todos os cães que passarem pelo centro receberão a peça, onde constam informações do animal e de seu tutor.
No início deste ano, um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade do chips em todos os animais domésticos foi encaminhado para a Câmara Municipal de Florianópolis.
Medidas parecidas também estão sendo tomadas em Curitiba e no Rio Grande do Sul.
Para a diretora de Bem-estar Animal da Prefeitura de Florianópolis, Maria da Graça Dutra, o abandono de animais é uma questão “calamitosa” e uma das medidas para inibi-lo é a identificação eletrônica dos tutores. Uma vez constatado o abandono, o responsável pode ser punido com multa e até prisão.
“Não revelamos onde o chip está sendo implantado porque existem pessoas más que podem tentar tirá-lo da pele do cão”, disse Dutra.
Fonte: Portal ANDA