Inverno

19/07/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:26am

Mais de 200 animais marinhos foram encontrados mortos nas areias das praias da Baixada Santista e Litoral Sul de São Paulo entre sexta-feira (16) e sábado (17).

Só neste sábado foram encontrados mais de 120 pinguins, três tartarugas e outras cinco aves marinhas em Peruíbe. Outros 22 animais foram achados mortos em Praia Grande. Técnicos investigam a causa da mortandade, que pode estar ligada à frente fria associadas a correntes marítimas.

Um dia antes, 56 pinguins, três tartarugas e um golfinho foram recolhidos sem vida em Praia Grande. Apenas uma tartaruga sobreviveu e foi encaminhada para o Aquário de Santos.

Em Iguape, no Litoral Sul, os que conseguem sobreviver recebem o atendimento da Polícia Ambiental. Biólogos e técnicos fizeram o reconhecimento das espécies. Os pesquisadores vão encaminhar alguns animais para a Universidade de São Paulo, onde serão feitos estudos para identificar a causa do número elevado de mortes.

Já o Mato Grosso do Sul registrou na sexta-feira (16) a temperatura mais baixa do ano: 3 graus. Foi tanto frio, que o rebanho bovino de propriedades do sul do Estado não suportou.

Os animais de uma fazenda, no município de Antônio João, fronteira com o Paraguai, não resistiram às baixas temperaturas: 79 bois morreram por causa do frio. Em poucas horas, o fazendeiro perdeu 25% do rebanho.

Segundo as técnicas da Agência de Defesa Sanitária, que vistoriaram a propriedade, os animais da raça nelore não têm muita resistência ao frio, ainda mais quando ele vem de repente, como aconteceu esta semana. Na segunda-feira (12), calor de 32 graus. Nesta sexta, 3 graus, com sensação térmica de dois negativos.

“Com a queda na temperatura, uma bactéria toma conta dos animais e provoca a morte”, explica a técnica da agência, Angelaine Fernandes Flores.

Prejuízo no campo e também na cidade. A falta de visibilidade provocou o fechamento do aeroporto de Campo Grande – 45 voos foram cancelados. Cansados de esperar, alguns passageiros chegaram a dormir do chão.

Nas rodovias, o nevoeiro provoca uma situação de alerta à noite. Na BR-262, que liga o Mato Grosso do Sul a São Paulo, a visibilidade era muito reduzida. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta que os motoristas redobrem os cuidados.