Iniciativa
24/06/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:26am
A Secretaria de Agricultura de Piraí (RJ) iniciou a vacinação contra a brucelose, no rebanho de pequenos e médios pecuaristas do município. O procedimento na cidade é gratuito. O objetivo, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, é proporcionar condições para que os empresários do setor obtenham a Guia de Transporte de Animais (GTA), documento necessário para a regularização da atividade, seja leiteira ou de corte, e que agora só é fornecida se o animal estiver com a vacinação em dia.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Ramiro Botelho, além da legislação mais rigorosa, que exige certificado de vacinação para concessão da GTA, a fiscalização da Defesa Sanitária foi intensificada.
A campanha começa por Arrozal, que possui o maior rebanho bovino do município, principalmente de leite.
O Secretário lembra, no entanto, que os grandes pecuaristas do município também poderão ser atendidos, mas a prioridade é para os menores produtores.
Ainda segundo Ramiro Botelho, somente veterinários credenciados pelo Ministério da Agricultura podem fornecer o certificado de vacina. Como o poder público não tem profissionais suficientes para atender à demanda, os pecuaristas têm de recorrer a veterinário particular credenciado.
– O atestado de vacinação só pode ser fornecido por veterinário credenciado, o que encarece para o pequeno e médio pecuarista. Preocupado com o problema que a falta de GTA poderia causar aos empresários do município, o Prefeito Tutuca autorizou a contratação de um veterinário pela Secretaria de Agricultura e recomendou que a vacina também fosse fornecida gratuitamente", afirmou o Secretário Ramiro Botelho.
Outro aspecto importante que pesou na decisão do Governo municipal de fornecer a vacina e o certificado gratuitamente é que a brucelose pode ser transmitida também ao ser humano.