III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar animal reúne especialistas do Brasil e de mais cinco países

04/08/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:55am

04 de agosto de 2014 – A entrega do prêmio Professor Paulo Dacorso Filho promete marcar a abertura do III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, que começa amanhã em Curitiba (PR). A homenagem é conferida  anualmente pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a médicos veterinários brasileiros que tenham se destacado por contribuições relevantes para a Medicina Veterinária e, consequentemente, para a saúde e o bem-estar dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente.

Organizado pelo CFMV em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal oferece um leque variado de temas, que serão  tratados por especialistas de diversas partes do mundo. O evento será um espaço para a apresentação de cases, pontos de vista e trocas de experiências entre profissionais de países como Estados Unidos, Chile, Colômbia, Canadá, Inglaterra e Brasil. 

Entre os dias 5 e 7 de agosto, a Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP), localizado no bairro Jardim Botânico, abrirá suas portas para profissionais do calibre de John Webster – considerado um dos pais da ciência do bem-estar animal -, Philip Low – responsável pela organização da conferência que resultou na Declaração de Cambridge sobre consciência animal – e Judy MacArthur Clark, médica veterinária que vai tratar de questões relacionadas ao bem-estar dos animais de laboratório, com foco na experiência da Inglaterra, um dos países mais desenvolvidos na adoção de métodos alternativos ao uso de animais em laboratório.

Na pauta do evento, estão assuntos como o reconhecimento dos animais como sujeitos de direito, tema que será discorrido pelo médico veterinário e PhD Daniel Braga Lourenço, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já as perspectivas relacionadas ao bem-estar dos animais de produção serão apresentadas pelos médicos veterinários e PhDs Adroaldo José Zanela, da Universidade Federal de São Paulo (USP), e Claus Köbrich Grüebler, da Universidad de Chile. Questões a cerca do bem-estar dos animais selvagens e a bioética e o bem-estar como requisitos indispensáveis para  a formação do médico veterinário e do zootecnistas também serão abordadas.

Além da palestra de abertura na qual John Webster vai discorrer sobre sustentabilidade e bem-estar animal, nove mini-simpósios serão oferecidos ao longo do congresso. No final de cada um dos três dias, ocorrerá a apresentação oral dos trabalhos científicos previamente selecionados.
 

Ainda dá tempo de participar

Mais de 600 pessoas já se inscreveram para o congresso. Embora as inscrições online tenham se encerrado, quem quiser ainda pode participar. Para isso,  basta imprimir o boleto e se dirigir ao local do evento com o documento pago. A entrada para estudantes é R$ 200 e para profissionais, R$ 380; e só será permitida com a apresentação do documento quitado. 

É importante ressaltar que a organização do congresso não vai receber nenhum tipo de pagamento na FIEP. No entanto, vai disponibilizar um computador e uma impressora para quem quiser imprimir o boleto, que poderá ser pago via internet ou em qualquer agência bancária.

Confira a programação e saiba um pouco sobre os palestrantes convidados.
 

Assessoria de Comunicação do CFMV