IES do Maranhão e Mato Grosso participam do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV

19/05/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

A Universidade Estadual do Maranhão é a mais nova Instituição de Ensino Superior a aderir ao Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O acordo de cooperação técnica foi divulgado em 13 de maio, no Diário Oficial da União.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias da Instituição – em que está inserido o curso de Medicina Veterinária, Francisca Neide Costa, destaca que até o momento existem poucas atividades do curso que fazem treinamentos pedagógicos e trabalham as metodologias humanísticas.

“Estão todos com grandes expectativas para o início do Projeto, e alguns professores que ministram áreas mais básicas, como Anatomia e Patologia, já se voluntariaram a participar do grupo gestor”, diz.  

Segundo ela, o mercado de trabalho da profissão não é mais visto apenas pelo conhecimento técnico, mas exige também habilidades diferenciadas.

Visita na UFMT

Também em maio, foi realizada uma visita do CFMV à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, com o objetivo de fazer o acompanhamento do Projeto na instituição.  

""

A professora de Medicina Veterinária da UFMT e integrante da equipe gestora do Projeto Estratégias de Ensino, Elaine Dione da Conceição, vê na iniciativa uma oportunidade de operacionalizar necessidades que as IES apresentam e não sabem como resolver.  “Vejo que o principal, em um primeiro momento, é sensibilizar para o que precisamos, para, em seguida, pensar de que forma podemos alcançar as soluções”, acredita Conceição.

A também professora e integrante da equipe gestora do projeto na UFMT, Lorena Resende, enxerga a parceria como uma “luz no fim do túnel”, capaz de trazer novas formas de abordagem aos professores e sanar deficiências de formação que existem no país.

“É um norte para que a formação dos futuros médicos veterinários possa agregar às atividades de ensino uma visão humanística.  Assim, esses profissionais poderão formar equipes de trabalho mais harmônicas e ter mais eficiência em suas atividades”, finaliza Resende.

Assessoria de Comunicação do CFMV