Hugo Motta sinaliza apoio à pauta de reajuste dos médicos-veterinários e médicos federais

09/04/2025 – Atualizado em 10/04/2025 – 10:55am

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, recebeu nesta quarta-feira (9), representantes do Coletivo Nacional da Carreira dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) para tratar do reajuste salarial das carreiras de médicos-veterinários e médicos federais. A reunião é fruto de uma articulação que tem sido intensificada desde janeiro, com o objetivo de assegurar avanços na valorização desses profissionais.

Durante o encontro, o secretário-geral do CFMV, José Maria dos Santos Filho, destacou o esforço da categoria e a necessidade urgente de uma recomposição salarial justa. Segundo ele, Hugo Motta demonstrou sensibilidade e interesse em contribuir com o encaminhamento da pauta. “Saímos da reunião com a sinalização positiva de que o tema será tratado com atenção e responsabilidade pelo Parlamento”, afirmou.

A reunião ocorre em um momento decisivo. A Medida Provisória 1.286/2024, que trata do reajuste das categorias da saúde, está prestes a perder a validade. Com a caducidade da MP, a alternativa em debate no Congresso é a tramitação do Projeto de Lei 1466/2025, que deve manter o mérito da proposta, possibilitando a continuidade das negociações.

Desde a publicação da MP, o CFMV tem apoiado a atuação do Coletivo junto a parlamentares, lideranças partidárias e representantes do Executivo para buscar soluções que contemplem de forma adequada os médicos-veterinários federais. O CFMV reafirma seu compromisso com a valorização da carreira médica-veterinária e seguirá acompanhando de perto a tramitação do PL 1466/2025, em articulação com outras entidades e lideranças, até que uma solução concreta seja alcançada.