Histórias e emoção marcam a inauguração da Galeria de Ex-Presidentes, Diretores e Conselheiros do CRMV-RJ
13/12/2019 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:30pm
Manter viva a lembrança de quem ajudou a escrever a história do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) foi a proposta da Galeria de Ex-Presidentes, Diretores e Conselheiros do CRMV-RJ, inaugurada esta semana como uma das ações da programação de comemoração dos 50 Anos do Conselho Regional, durante cerimônia realizada, terça-feira, 10/12, na sede do regional.
Presidente do CFMV (ao centro), com integrantes do Sistema CFMV/CRMVs
A cerimônia de inauguração reuniu membros de gestões passadas e atual, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida; presidentes dos Conselhos Regionais Lisandra Dornelles (CRMV-RS), Marcos Vinícius Neves (CRMV-SC), Rodrigo Távora (CRMV-PR), Marcus Braun (CRMV-ES), Anísio Ferreira (CRMV-PI), Wirton Costa (CRMV-RN) e o vice-presidente do CRMV-MT, Paulo Augusto Custódio. Também prestigiaram o evento os acadêmicos da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ), médicos-veterinários e familiares.
Em seu discurso, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, lembrou como a sua história está interligada com a dos profissionais da Medicina Veterinária fluminense que ajudaram a escrever a história do CRMV-RJ. Egresso da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cavalcanti foi calouro do médico-veterinário Aristeu Pessanha Gonçalves, que, em 1984, assumiu como presidente do Conselho Regional.
O médico-veterinário, Aristeu Pessanha Gonçalves, atual presidente da AMVERJ, teve participação ativa na história do Conselho Regional, exercendo os cargos de presidente na gestão do triênio 1984-1987 e como conselheiro de 1987 a 1990, aproveitou a oportunidade para rememorar alguns momentos iniciais do CRMV-RJ.
Outro personagem importante é o médico-veterinário José Reinaldo dos Reis Ferreira, o Berin, que, durante anos, manteve uma relação bem atuante no CRMV-RJ, participando de gestões diferentes ora como presidente ou vice-presidente, ora como secretário-geral ou tesoureiro.
“É muito gratificante participar de mais este momento do CRMV-RJ. É um atestado do que produzimos e plantamos e, agora, é a hora de colhermos, prova do bom relacionamento que construímos durante estes anos”, emociona-se o médico-veterinário, que acrescenta também: “hoje, existem cenários diferentes de lutas e conquistas, mas também existem alguns desafios que devemos enfrentar, principalmente em relação à quantidade e qualidade do ensino dos cursos de Medicina Veterinária”.
O ex-presidente do CRMV-RJ, nas gestões 2014-2017 e 2011-2014, Cícero Araújo Pitombo lembrou do momento em que recebeu o convite para participar do Conselho Regional como conselheiro no triênio 2002-2005. Para o médico-veterinário, que é atual conselheiro do CFMV, é preciso que a nova geração de médicos-veterinários também participe mais ativamente do CRMV-RJ. “Hoje, percebemos os médicos-veterinários mais jovens compondo as comissões técnicas, e tem que ser assim mesmo, o futuro do Conselho são vocês.”
O presidente atual do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, também figura na Galeria de Ex-Presidentes, Diretores e Conselheiros. Sempre muito atuante e participativo nas questões que envolvem a Medicina Veterinária e a Zootecnia do estado, Spinelli começou a sua trajetória no Conselho Regional em 1990 como conselheiro.
Eleito para o triênio 2017-2020, o diretor defende a bandeira da valorização profissional e da gestão participativa. “Desde o início da nossa gestão (triênio 2017-2020), sempre prezamos por isto, de estar mais próximo dos colegas, interiorizando o Conselho.”
Assessoria de Comunicação do CRMV-RJ